terça, 23 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Esporte
23/05/2022 14h08

Árbitra catarinense é convocada para a Copa do Mundo do Catar

Fifa confirmou na última semana a participação da árbitra assistente no evento mundial
Árbitra catarinense é convocada para a Copa do Mundo do Catar
A árbitra assistente catarinense Neuza Inês Back foi confirmada pela Fifa para participar da Copa do Mundo no Catar, que terá início em novembro. É a primeira profissional feminina de arbitragem do Brasil a ser convocada pela Fifa para o Mundial Masculino de Futebol.


Natural de Saudades, Neuza iniciou a sua carreira na Federação Catarinense de Futebol (FCF), onde permaneceu por mais de 10 anos. Formada na Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas (ECAGN) em 2008, participou das competições promovidas pela FCF até 2018, onde transferiu-se para a Federação Paulista de Futebol.


Neuza ingressou no quadro da Fifa em 2014, quando fazia parte do quadro da FCF, e foi convocada para a Copa do Mundo Feminina em 2019, na França, quando atuou na semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra. Ela também foi a primeira mulher assistente em um jogo internacional de futebol masculino fora do Brasil, quando foi designada para a partida Peñarol (URU) e Vélez Sarsfield (ARG), pela Copa Sul-Americana, em Montevidéu.

PUBLICIDADE

O Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol, com total apoio do presidente Rubens Angelotti, faz um trabalho constante para a descoberta de novos talentos e a busca de aperfeiçoamento com cursos e trabalhos teóricos, físicos e técnicos. “Ficamos muito orgulhosos com a convocação da Neuza. Ela sempre foi muito comprometida e desejamos que ela continue a sua caminhada de muito sucesso”, destaca o presidente Rubens Angelotti.


No momento compõe o quadro de árbitros da FCF 22 mulheres, sendo que são quatro árbitras e 18 assistentes. Charly Wendy Straub Deretti é a principal destaque do quadro de arbitragem, que faz parte do quadro da Fifa. “O trabalho sempre segue em rotina acelerada no intuito de formar o maior número de profissionais de alto nível. Durante todos esses anos tivemos várias mulheres de destaque no nosso quadro”, aponta o diretor do Departamento de Arbitragem da FCF, Marco Antônio Martins.


Outras profissionais que fizeram parte do quadro de arbitragem catarinense conquistaram bom destaque. Cleidy Mey Nunes Ribeiro, que teve a oportunidade de atuar em Copa do Mundo Feminina, atualmente desempenha a função de assessora de arbitragem da Conmebol e é instrutora da Fifa. Nadine Câmara Bastos foi árbitra assistente da Fifa e atualmente é comentarista da emissora SBT. Fernanda Colombo é comentarista do Grupo Globo e foi árbitra assistente do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

PUBLICIDADE


A arbitragem catarinense é reconhecida nacionalmente e tem grandes destaques. Atualmente cinco profissionais de arbitragem da FCF fazem parte do quadro da Fifa: Charly Wendy Straub Deretti e Bráulio da Silva Machado (Árbitros); Kleber Lúcio Gil (Árbitro Assistente); e Rafael Traci e Rodrigo Dalonso (VAR).


Um profissional bastante reconhecido nacionalmente e que integra o quadro da FCF é Heber Roberto Lopes. Ele é o árbitro com mais participações em jogos do Campeonato Brasileiro da Série A.


A nova geração tem surgido com bons valores. Um profissional que tem sido valorizado pela atuação em competições em Santa Catarina e também em disputas nacionais é Ramon Abatti Abel. Ele atuou nas últimas duas finais do Campeonato Catarinense da Série A como árbitro principal.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.