A fisiculturista tubaronense Laura Boppré, de 51 anos, confirmou, nesta terça-feira (23) sua a participação na 3ª edição do Sardinha Classic, tradicional evento que reúne os principais atletas do fisiculturismo do país em Balneário Camboriú. O evento acontece no dia 3 de setembro.
Laura é deficiente visual há mais de 20 anos e foi justamente no Sardinha Classic de 2021 que ela participou de uma competição pela primeira vez. Neste ano, ela passou por duas cirurgias, porque havia fraturado o punho. Nesta nova edição, Laura vai participar do Sardinha nas categorias especial e bikini master. Laura Boppré participa do evento com apoio da Fundação Municipal de Esporte.
Há quatro anos atrás, ela teve um diagnóstico de retinose pigmentar, uma doença progressiva degenerativa que leva à cegueira total. A princípio, Laura ficou um pouco deprimida, mas decidiu voltar a treinar após um período afastada durante o diagnóstico.
Ela voltou na condição de deficiente visual, sempre acompanhada por um instrutor. “‘Foi aí que eu me apaixonei pela musculação. Comecei a ver que ali eu era igual a todo mundo, ali eu podia me superar, era minha terapia, não precisava de antidepressivos, fui me apaixonando pelo processo”, conta Laura.
Um dos médicos pelo qual ela passou afirmou que ela nem deveria sair de casa. “A musculação me deu autonomia. Quando eu preciso eu uso a bengala, mas dentro da academia eu treino como qualquer pessoa, eu treino com vontade, com paixão” diz Laura.
A participação da competição foi incentivada pelo fisiculturista profissional, instrutor e empresário brasileiro Fernando Sardinha, que atualmente tem uma das carreiras mais longevas no cenário do fisiculturismo brasileiro.