O tubaronense Davi Borges dos Anjos Canarin, de 15 anos, já conquistou um feito que muitos atletas sonham em alcançar: é o número 1 do ranking mundial em sua categoria no jiu-jitsu. Com a faixa cinza na cintura e competindo no peso leve (até 56 kg), infanto-juvenil 3, Davizinho se destaca não apenas pelas vitórias, mas também pelo comprometimento com o esporte e com os estudos, como participante de um projeto social da Academia Rilion Gracie, em Tubarão.
Veja o vídeo de Davi vencendo em algumas competições importantes. Ao todo, ele soma 18 ouros: Instagram
A história de Davi no jiu-jitsu começou em agosto de 2023, quando um amigo avisou a mãe dele sobre o projeto social oferecido pela academia, localizada no Humaitá de Cima, em cima da Gelox. Dois meses depois, em outubro, Davi participou de sua primeira competição e descobriu sua paixão pelo tatame e pelas disputas. Desde então, treina de três a cinco vezes por semana, conciliando os treinos com a escola.
O projeto é liderado pelo professor Gabriel Rodrigues Danielski, tetracampeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que oferece treinos gratuitos, quimonos e inscrições para campeonatos a jovens de 13 a 15 anos, desde que mantenham boas notas e frequência escolar. Atualmente, cerca de 10 adolescentes participam do projeto, que utiliza o esporte como ferramenta de disciplina e oportunidades.
“Eu gosto muito do convívio com o pessoal e de viajar para competir. Pretendo seguir carreira no jiu-jitsu”, conta Davi, que recebe o apoio da mãe e dos três irmãos mais velhos. Para o treinador Gabriel, a disciplina e a dedicação de Davi fazem a diferença. “O Davi é blindado, à prova de tudo. O esporte ensina a ter disciplina e a lidar com frustrações, e ele aproveita cada oportunidade que o jiu-jitsu traz”, destaca. O atleta também conta com o apoio do colunista do Portal HC, Matheuzinho Ximbica
A trajetória de Davi já soma conquistas importantes nas principais competições do Brasil, incluindo:
Brasileiro CBJJ
Floripa International Kids IBJJF
Floripa International Winter IBJJF
Curitiba International Summer IBJJF
Curitiba International Spring IBJJF
Itajaí International Open IBJJF
ADCC Open Balneário Camboriú (maior campeonato sem quimono do mundo)
AJP Tour São José (bicampeão)
AJP Tour Lages
Além das medalhas, os resultados de Davi o colocam em posição de concorrer à bolsa atleta da Fesporte, que premia atletas medalhistas em campeonatos nacionais, ampliando ainda mais suas oportunidades dentro do esporte.
O próximo desafio de Davi será representar Tubarão nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Rio do Sul, entre os dias 23 e 25 de julho, com o objetivo de conquistar mais um pódio para sua jovem e promissora carreira.
Para acompanhar a trajetória de Davi e os treinos do projeto, siga:
@gabrieldanielski | @riliongracie.tubarao | @davi_borges_77