Geral
26/11/2018 19h15
Jantar beneficente em prol de criança com câncer ocorre nesta terça (27)
Vinte anfitriãs estão confirmadas para receber seus convidados no jantar que ocorre nesta terça-feira, no espaço Le Blanc, em Tubarão. O valor arrecadado será revertido para o tratamento do pequeno Otávio, que enfrenta uma doença geneticamente rara.
A consultora de mesa posta Janine Antunes, de Tubarão, estava motivada a fazer algo que colaborasse com o próximo. Foi quando conheceu a realidade do pequeno Otávio Eising Buss, de 3 anos. Apesar da pouca idade, a criança de Braço do Norte luta contra uma doença geneticamente rara - xeroderma pigmentoso.
Caracterizada pela hipersensibilidade da pele aos raios ultravioletas, a doença deixa a pele seca e provoca sardas e manchas brancas, principalmente nas áreas de maior exposição ao sol, além de aumentar drasticamente as chances de desenvolvimento de câncer.
Desde então, Otávio não pode ser exposto ao sol. Sua rotina é permanecer dentro de casa, protegido das luzes. Chapéu, filtro solar e roupas compridas fazem parte do seu dia a dia. Na mesma época em que descobriu o xeroderma, uma outra doença trouxe ainda mais sofrimento ao bebê – Otávio desenvolveu um câncer no olho esquerdo. Comovida com a luta do pequeno, a empresária decidiu fazer algo para ajudá-lo.
Assim, nesta terça-feira, 27, às 20 horas, no espaço Le Blanc, em Tubarão, ocorre a primeira edição do jantar beneficente Arte à Mesa – Transformando Vidas. Empresárias de Tubarão e região serão as anfitriãs. Cada uma organizará sua própria mesa com suas louças e utensílios. “A ideia é que as mulheres recebam seus amigos como se fosse na própria casa. Não será apenas um jantar, mas um gesto de solidariedade”, comenta a organizadora.
A expectativa é receber cerca de 200 convidados. Todo o valor arrecadado será revertido para o tratamento do Otávio. “Também sou mãe e me cortou o coração ver as dificuldades que essa criança passa. Nosso objetivo é dar continuidade a esse evento e assim poder ajudar mais pessoas”, explica.
A ação despertou o espírito de solidariedade entre os empresários da região e 24 anfitriãs estão confirmadas para o evento. “Agradecemos a todos que estão nos apoiando de alguma forma. Fiquei impressionada com o engajamento de todos em prol desta causa tão nobre”, destaca Janine. O valor será revertido para o tratamento do Otávio que precisa fazer cirurgias e novos exames constantes.
Os apoiadores
Lojas LCL, Le Blanc, Saimon Novack, Davi Nascimento, Grupo Novoteto, Fábrica de Convites, Marcelo Cabral, Águas Gravatal e Vitta Laranja.
Xeroderma pigmentoso
O xeroderma pigmentoso, conhecido popularmente como XP, é uma doença genética rara e hereditária, caracterizada pela hipersensibilidade da pele aos raios ultravioletas do sol, resultando em pele seca e presença de sardas e manchas brancas, principalmente nas áreas de maior exposição ao sol.
O XP normalmente aparece na infância, podendo ser percebido pela maior tendência da criança a apresentar queimaduras graves após alguns minutos de exposição solar, além do aparecimento de sardas no rosto, braços e lábios antes dos dois anos de idade.
Devido à grande da sensibilidade da pele, as pessoas diagnosticadas com xeroderma pigmentoso têm maior chance de desenvolver lesões pré-malignas ou malignas ao longo do tempo, sendo importante usar protetor solar diariamente e roupas adequadas para evitar complicações graves, como o câncer de pele, por exemplo.