A coordenadora técnica do grupo, assistente social Kátia Nilvan Cardoso Bressan e a assessora Eza Zaboti destacam que o grupo possibilita grande interação, pois através das ações são oferecidos momentos de alegria, compartilhamento de experiências e entretenimento, que reduzem o isolamento social, além da melhorar a autoestima.
No mês do aniversário, estão planejadas palestras educativas com esclarecimento sobre a patologia, favorecendo a saúde e a promoção social, tornando-as mais independentes para cuidarem de si e também rodas de conversa sobre os Direitos da Pessoa com Câncer, coordenadas pela advogada Suelem Rosa.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS), André Fretta May reconhece a importância do grupo Girassol durante estes anos. “É um importante suporte para estas mulheres que vivenciam a experiência do câncer. A fundação apoia a iniciativa e as atividades do grupo e parabeniza às mulheres”.
As integrantes reúnem-se todas às quintas-feiras, entre 14 e 17 horas, na sede da FMDS, com o objetivo de compartilhar experiências referente ao tratamento do câncer, na superação e fases do tratamento.
A troca de experiências no grupo leva as mulheres a adquirirem maior habilidade para enfrentar as dificuldades relacionadas com o câncer, estimulando-as a modificar atitudes e reações, além de favorecer o conhecimento de si. “Os grupos são de importância fundamental na socialização das participantes, uma vez que possibilitam a troca de experiências e oferecem de suporte social”, atesta a coordenadora técnica do grupo.