Beba pelo menos dois litros de água por dia. Essa recomendação, quase um mantra, é muito indicada por vários profissionais da área da saúde, mas qual a importância de beber para o organismo?
“A água representa em média 60% do corpo de um adulto jovem. Ela desempenha importante papel para várias funções em nosso corpo, como regular a temperatura, absorver e transportar nutrientes, reduzir toxinas, revitalizar células e até ter influência no humor decorrente da desidratação”, explica o clínico geral do Complexo Médico Pró-Vida, Dr. Victor Stopassoli Buss.
Um bom indicador, de acordo com o médico, é a cor da urina. As diferentes tonalidades podem sinalizar mais ou menos hidratação. “O amarelo claro é a cor ideal. O amarelo mais escuro consideramos também normalidade, porém serve de atenção para se ingerir mais água. Quando a urina se apresentar alaranjada ou avermelhada é sinal de atenção, indicando a hidratação imediata e se a coloração não se modificar, procurar um médico”, explica.
Quando a cor for muito clara, o clínico alerta que nesse caso, é excesso de água. Situação que pode levar à perda de sais minerais, causar inchaço, até levar a sonolência e mal-estar.
Possibilita muitas combinações (água mineral e pedaços de fruta). Também sucos naturais, feitos na hora e chás são ótimos. Sem adição de açúcar. Vale lembrar que sede é o primeiro sinal de desidratação e que não é preciso esperar ela dar sinal.
“A falta de água resulta em uma série de complicações ao organismo. Sentidos como visão e audição também precisam de hidratação”, finaliza.