Na região serrana do Planalto Sul, há previsão de geada e mínimas próximas de 0ºC, em municípios como Urupema, Urubici e São Joaquim. A condição de tempo está associada a uma massa de ar mais frio e seco no Sul do Brasil, que também favorece o predomínio de sol em SC.
Em Laguna, o sábado e domingo devem ser ensolarados com tempo seco. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 25°C.
Outra massa de ar frio está sendo prevista para os dias 8 e 9 de abril, favorecendo novamente a condição de geada e temperaturas mínimas próximas de 0°C no Planalto Sul. “Com a chegada do outono, os dias de frio passam a ser mais frequentes em SC, principalmente nas áreas da serra”, comenta a meteorologista Gilsânia Cruz.
A condição atual do país é uma preocupação da meteorologista. “Mais do que nunca, é importante monitorarmos a chegada do frio no estado, para subsidiar o trabalho dos profissionais da saúde. Não podemos impedir que o frio chegue, mas se for previsto, estaremos melhor preparados para recebê-lo. Essa é a contribuição da meteorologia no momento atual.”
Em Laguna
Sábado: mínima 12ºC e máxima 25ºC – ensolarado;
Domingo: mínima 13ºC e máxima 27ºC – ensolarado;
Segunda: mínima 16ºC e máxima 30ºC – sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Terça: mínima 12ºC e máxima 23ºC – sol entre algumas nuvens.
Risco de alagamentos devido à maré alta em SC
Neste sábado, 4 e domingo, 5, há o risco de alagamentos nas regiões mais baixas do litoral catarinense, devido à maré alta. Este fenômeno será provocado pela influência do vento do quadrante Sul e forte agitação marítima com ondas de 2 a 3 metros, podendo chegar a 4 metros no Litoral.
Recomenda-se especial atenção para os horários (Tabela 1) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.