É importante higienizá-los corretamente para se proteger de vários microrganismos e parasitas.
Em época de pandemia, todo mundo está passando álcool nas embalagens dos alimentos. Mas você sabe como higienizar corretamente as frutas, verduras, legumes e ovos? É importante higienizá-los corretamente para se proteger de vários microrganismos e parasitas que podem estar presentes na superfície. O livro “Na cozinha, com frutas, legumes e verduras”, do Ministério da Saúde, traz algumas instruções para a lavagem correta.
Para as frutas, verduras e legumes, é importante fazer a higienização com solução clorada por pelo menos 15 minutos. Nessa solução deve ter: uma (1) colher de cloro líquido para cada 1 litro de água potável. O ideal é usar cloro específico para alimentos (como Hidrosteril), e não aquele que usamos na limpeza da casa. Vale lembrar que os alimentos com sujeiras visíveis, como aquela terrinha perto da raiz do pé de alface, você pode lavar antes com água. Também é importante não enxaguar os alimentos depois de tirar de molho.
Os ovos precisam do mesmo tipo de higienização (em solução clorada), mas apenas na hora do uso. Eles devem ser guardados dentro da embalagem (ou em outro recipiente fechado), de preferência nas prateleiras mais baixas da geladeira. Na hora de usá-los, você deve lavar com água corrente e depois colocar em solução clorada por 15 minutos. Eles têm a casca bem porosa, mas têm naturalmente uma película de proteção. Antes de serem embalados, eles passam por higienização e recebem uma película semelhante à natural. Quando lavamos em casa, tiramos essa nova película e os microrganismos da casca podem entrar e contaminar os ovos.
Texto: Laura Volpato / UFSC