Um trabalhador encontrou o corpo de um homem sentado em cima da cova onde tinha sido enterrado no cemitério público de Moreno, no Grande Recife. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o cadáver sendo retirado do local e levado por uma viatura do Instituto de Medicina Legal (IML), que fica na área central da capital pernambucana.
Segundo testemunhas, o corpo é de Vladimir Vital, que morreu no sábado passado (23) e foi sepultado no domingo (24). O cadáver foi retirado da sepultura e deixado sobre o túmulo na última quarta-feira (27). Em uma foto tirada no local, é possível ver que a lápide tinha sido reaberta. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Segundo a prefeitura de Moreno, o cadáver foi localizado nessa posição por um coveiro que chegava para trabalhar. Ele tomou um susto ao ver a cena e entrou em contato com a administração do cemitério, que acionou as autoridades policiais.
A ocorrência foi registrada na Delegacia da 21ª Circunscrição de Moreno. Segundo a Polícia Civil, as investigações estão “em andamento até a completa elucidação do caso”. Nenhum suspeito foi identificado.
Previsto no Artigo 212 do Código Penal, o vilipêndio de cadáveres é considerado um crime contra o respeito aos mortos, sendo punido com multa e penas que variam de um a três anos de prisão.