Sexta, 09 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
22/09/2020 11h43

Dia do Contador é comemorado hoje; Sindicont de Tubarão e região avalia mudanças na profissão

São mais de 350 mil contadores que atuam no Brasil, sendo 16.780 só em Santa Catarina
Dia do Contador é comemorado hoje; Sindicont de Tubarão e região avalia mudanças na profissão

O 75° Dia do Contador está diferente neste 22 de setembro. Os últimos meses não estão sendo fáceis para os empresários e isso ocorre em toda a cadeia econômica. O período, com a chegada da pandemia, exigiu uma mudança imediata e segue com uma necessidade constante de adaptação diante das determinações legais. Ao todo, são mais de 350 mil contadores que atuam no Brasil, sendo 16.780 só em Santa Catarina. 

Para o setor, os últimos anos foram preparatórios, com a ascensão da tecnologia, integrando sistemas e informações contábeis. “A necessidade de digitalização do trabalho do contador e os avanços nesta profissão, colaboraram para a enorme mudança na prestação do serviço agora. Os escritórios, antes cheios de papel, agora são ocupados por mais computadores e por pessoas”, explicou o presidente do Sindicont Tubarão e Região, Lecir dos Passos Ghisi.

“Ao contrário do que aqueles que proclamavam o fim do profissional contábil, as máquinas não substituíram o trabalho do ser humano. A tecnologia veio para dar conta daquelas tarefas repetitivas, deixando espaço para as que exigem estratégia e planejamento”, completou o presidente.

O desafio do período, em uma rápida análise feita pelo Sindicont Tubarão e Região, foi o planejamento e implantação do home office. “Foi notável o acréscimo de demandas de todos os clientes, além das dúvidas deles a cada chegada de novas determinações. Ainda, os profissionais precisaram conciliar o home office, mantendo a equipe integrada e a qualidade do serviço prestado. A dedicação de cada um tem sido surpreendente e um orgulho para a entidade contábil”, contou Lecir.

Para a entidade, o destaque do período ficou por conta dos treinamentos e atualizações profissionais à distância. “O contador precisa estar sempre atualizado, antenado às novidades do setor. E é isso que o torna ainda mais preparado e requisitado. Apesar da queda de opções educativas neste período, as oportunidades online foram bem recebidas e aproveitadas. Além disso, para aqueles que possuem a agenda concorrida, as alternativas digitais vêm favorecendo a participação”, afirmou o presidente.

PUBLICIDADE
Origem do Dia do Contador


O Dia do Contador se comemora nesta data em homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais. Até então, só existiam cursos técnico e profissionalizantes de contabilidade no país.  

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.