quinta, 18 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/09/2020 23h47

SC entra na fila para fazer testes de vacina contra coronavírus

Estado deve participar da última etapa dos estudos da vacina Janssen-Cilag, do grupo Johnson e Johnson
SC entra na fila para fazer testes de vacina contra coronavírus
Santa Catarina passa a integrar a fila de estados brasileiros que participam dos testes de vacinas contra o coronavírus. O estado entrou para o radar nesta quarta-feira (23), após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a ampliação de voluntários no estudo em desenvolvimento da vacina Janssen-Cilag, do grupo Johnson e Johnson, que anunciou o início da última etapa de estudos no mesmo dia.


Ainda em agosto, conforme divulgado pelo colunista Ânderson Silva, o secretário de Estado de Saúde de SC, André Motta Ribeiro, deixou claro sobre o interesse das vacinas produzidas pela Fiocruz com a empresa AstraZeneca, com promessa de chegarem até o final de 2020.


Já no início do mês de setembro, o secretário confirmou à colunista Dagmara Spautz sobre as tratativas do Estado para garantir doses. Na época, no entanto, não detalhou qual vacina estaria na mira do governo. A pasta também foi procurada pela reportagem nesta quarta-feira, mas ainda não se posicionou sobre o assunto.


Atualmente, a vacina é testada em sete estados brasileiros. Agora, serão 11. Além de Santa Catarina, foram incluídos na lista os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal.

PUBLICIDADE

 Vacinas em andamento do Brasil 


O Brasil tem hoje quatro estudos clínicos em andamento de potenciais imunizantes contra a Covid. O primeiro a obter aval para testes foi a vacina em desenvolvimento pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca, o que ocorreu ainda em junho.


Em seguida, tiveram autorização para estudos a empresa chinesa Sinovac, que conduz pesquisas em parceria com o Instituto Butantan e também foi autorizada a ampliar os testes nesta quarta-feira, com mais 4 mil voluntários, a empresa norte-americana Pfizer e a Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson - que incluirá SC nos estudos.


Até o início da semana, a agência não tinha recebido pedido de aval para estudos da vacina Sputnik, da Rússia.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.