sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
28/10/2020 20h58

Em SC: Em cirurgia rara, mão de homem é reimplantada após ser amputada em briga

O procedimento durou seis horas e foi considerado um sucesso
Em SC: Em cirurgia rara, mão de homem é reimplantada após ser amputada em briga
O Hospital Santo Antônio de Blumenau fez pela quinta vez na história da instituição um reimplante de mão. A cirurgia complexa e rara ocorreu após o paciente de 40 anos ter o membro amputado com o uso de facão durante uma briga. O procedimento durou seis horas e foi considerado um sucesso.


A equipe liderada pelos médicos Filipe Pimont Berndt e Gustavo Schweigert precisou recuperar duas artérias, cinco veias, 24 tendões, três nervos, além dos ossos. A última vez que uma operação dessa ocorreu (ao nível de punho) foi no ano passado. Depois, apenas em 2017, 2014 e 2011 há registros semelhantes.


— Um reimplante deste tipo é considerado raro, pois são diversos fatores que levam a ter uma possibilidade de reimplante bem-sucedido — comenta Berndt.


O conhecimento da vítima no momento da ocorrência contribuiu para que tudo desse certo. O homem relatou que sabia como proceder em caso de amputação, baseando em séries que já assistiu. Contou que não entrou em desespero e colocou a própria mão em uma sacola, que depois foi para um recipiente com gelo. E é exatamente isto que deve ser feito.


— Se você testemunhar esse tipo de acidente em que uma pessoa sofre a amputação de um membro, o primeiro passo é tentar acalmar a vítima. Depois pegue o membro amputado e enrole em um pano úmido, de preferência com soro fisiológico, e coloque dentro de um saco plástico, após esse procedimento, colocar em um recipiente (isopor ou caixa térmica) com gelo. Importante ressaltar que não se deve deixar o membro em contato direto com o gelo, pois caso isso ocorra, poderá haver queimadura térmica, ocasionando a impossibilidade de reimplante — explica Berndt.

PUBLICIDADE

Tentativa de homicídio


A cirurgia aconteceu no último dia 16. O homem estava no bairro Itoupava Central quando foi ferido com golpes de facão e teve a mão amputada. O autor do crime se apresentou à Polícia Civil dias depois e relatou que agiu em um momento de raiva, por ciúmes da esposa.


Ele tem 30 anos, é morador do mesmo bairro e não possui passagens policias anteriores. O suspeito deve responder ao processo em liberdade. 


Fonte: NSC.

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.