A região da Grande Florianópolis também foi afetada pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina durante a noite desta quarta-feira (16) e madrugada de quinta-feira (17).
A cidade de Palhoça é uma das cidades mais afetadas. Motoristas enfrentam problemas na região do Shopping Via Catarina, no bairro Passa Vinte. Várias ruas apresentam acúmulo de água, impedindo a passagem de veículos.
Conforme a Defesa Civil, ao menos outros cinco bairros também apresentam pontos de alagamento, são eles: Pedra Branca, Brejaru, Caminho Novo, Centro e Enseada de Brito.
Na cidade, choveu em 24 horas o esperado para três meses, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Julio Marcelino.
“Foram registrados 170 mm de chuva. Além da chuva, coincidiu que às 4h da madrigada deu o pico de maré cheia. Apesar de trabalharmos muito com prevenção, com limpeza de valas, foi muita chuva”, afirma.
Várias ocorrências foram registradas no município, entre elas, um deslizamento de terra que afetou uma casa no bairro São Sebastião, na rua Altino Martins.
Outro ponto com alagamento no município foi na marginal da BR-101, no km 215, sentido Porto Alegre (RS). O trânsito precisou ser desviado para dentro do bairro. Conforme a Arteris Litoral Sul, não há lentidão no trecho.
De acordo com Marcelino, não houve vítimas, nem desalojados ou desabrigados. “A Secretaria de Assistência Social está à disposição e, caso exista a necessidade, nós vamos fazer a abertura de abrigos”, diz.
A Defesa Civil segue monitorando os danos causados pela chuva ao longo do dia.
Ainda segundo o órgão, houve um registro de movimentação de solo no bairro Saco Grande. “Houve uma movimentação do barranco próximo da moradia, onde ela fica mais alta que outra vizinha”, explica o órgão.
A Defesa Civil segue pela cidade monitorando novos pontos de alagamento.
Por causa das fortes chuvas, a Secretaria de Saúde do município informa que a vacinação fora do Centro de Saúde no bairro Lagoa da Conceição foi cancelada. A imunização segue dentro do Centro de Saúde do bairro.