sexta, 19 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
06/02/2021 21h30

Especial HC: saúde é o que interessa! Suplemento faz mal?

O consumo de suplementos alimentares vem crescendo cada vez mais entre praticantes de atividades físicas. Especialistas de Tubarão esclarecem quando a garrafinha com a mistura é a melhor pedida
Especial HC: saúde é o que interessa! Suplemento faz mal?

Após seis meses de isolamento por causa da pandemia de covid-19, Eduardo dos Santos Henrique, 34 anos, percebeu que precisava retomar a prática de exercícios físicos. Com quase 10 quilos a mais, ele procurou orientação de profissionais da saúde e encontrou nos suplementos alimentares um auxílio para perder o excesso de peso. Termogênicos, magnésio e whey protein (proteínas isoladas do leite) foram os suplementos indicados para melhorar o desempenho nos treinos do professor de Tubarão. “A suplementação é bastante útil, já que, com a correria do dia a dia, nem sempre consigo me alimentar da maneira ideal”, conta.


Keyla Neves Machado Cardoso, 22 anos, começou a fazer uso de creatina e whey protein para suplementar a alimentação há pouco mais de um ano. Ela segue um ritmo constante de treinos na academia para atingir seu objetivo de hipertrofia muscular. “Os suplementos me ajudaram muito no ganho de massa muscular e já sinto os resultados”, diz.


É comum que pessoas, como Eduardo e Keyla, que praticam atividades físicas ou determinados esportes, façam o uso de suplementos para complementar a alimentação, deixando-a mais balanceada. Diferentemente dos polêmicos anabolizantes, os suplementos são considerados alimentos complementares, para fornecer nutrientes que podem estar em falta na alimentação – e seu consumo está cada vez mais em alta nos últimos tempos.



Pesquisa aponta crescimento de 10% no consumo de suplementos alimentares no Brasil


A pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), de 2020, reflete uma importante mudança de comportamento do consumidor em relação aos suplementos alimentares. Segundo o levantamento, o consumo desses produtos no Brasil aumentou 10% em comparação com a primeira edição da pesquisa, em 2015. Os dados mostraram que os produtos estão presentes em 59% dos lares brasileiros, com no mínimo uma pessoa consumindo suplementos.


De acordo com o diretor comercial da KFG Distribuidora de Produtos Naturais de Tubarão, Fernando Duarte, o mercado de suplementação esportiva evoluiu consideravelmente nos últimos anos. “As pessoas entenderam que suplemento não é apenas para quem quer ficar com o corpo definido. Trata-se de complementação à saúde”, explica.


 Há 12 anos no mercado, a KFG é hoje referência em todo o Brasil na distribuição de alimentos saudáveis com mais de quatro mil itens. Com experiência no setor, o diretor comercial da empresa afirma que Santa Catarina e Rio de Janeiro se destacam no cenário nacional de “saudabilidade” e estão entre os estados que mais procuram por suplementos e produtos naturais. “Percebemos que aqui na região sul há grande procura por suplementos, além de considerável aumento de praticantes de atividades físicas, como grupos adeptos ao ciclismo, corrida, caminhada e academias”, analisa.



Afinal, o que são suplementos? Há malefícios?


A médica endocrinologista do Complexo Médico Provida, Camila Mafalda Mouta Campos, explica que suplementos podem ser definidos como preparações adicionadas à dieta com finalidade de complementar o fornecimento de vitaminas, minerais, energia e proteínas. Apesar dos benefícios, a médica alerta que o consumo sem orientação pode causar problemas. “Há risco de algumas substâncias serem tóxicas para rim, fígado e para o organismo, como tudo que é usado de maneira exagerada, inadvertida, sem acompanhamento”, adverte. Ela completa que é fundamental consultar um profissional antes de adquirir o produto.



Suplementos x anabolizantes


A nutricionista Samara Heidemann, especializada em nutrição esportiva, vigilância sanitária, qualidade dos alimentos e pós-graduanda em nutrição oncológica, destaca que muitas pessoas confundem suplementos alimentares com anabolizantes. Ela explica que os suplementos são responsáveis por complementar a alimentação para aumentar o ganho de massa muscular e balancear a dieta. Por outro lado, os anabolizantes e esteroides são substâncias injetáveis ou em cápsulas, compostas por hormônios desenvolvidos para aumentar a musculatura rapidamente. Quando consumido, altera intensamente o funcionamento da hipófise e da tireoide, responsáveis pela produção hormonal. “O uso abusivo e sem indicação de esteroides pode trazer consequências graves, como queda de cabelo, tremores, acne grave, retenção hídrica, dores nas articulações, aumento da pressão sanguínea, alteração do metabolismo do colesterol, alterações na função hepática e muito mais”, alerta.

PUBLICIDADE

Mitos e verdades


A nutricionista Camila Caldar, especialista em segurança alimentar e natural chef, esclarece alguns mitos e verdades sobre a ação dos suplementos no organismo.


Para ganhar massa muscular, só com suplemento. Mito ou verdade?

R: Mito. O suplemento auxilia no processo de ganho de massa muscular, porém, tem muitos fatores agregados para esse fim, dentre eles podemos destacar uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, noite adequada de sono, redução do estresse e ingestão de água adequada.


Suplemento substitui a alimentação. Mito ou verdade?

R: Mito. A alimentação deve estar sempre em primeiro lugar. Produtos que substituem uma refeição não são boas opções. Alimentar-se de forma correta, agregando o suplemento junto da refeição, é a melhor opção.


Suplemento alimentar engorda. Mito ou verdade?

Mito e verdade. Não podemos generalizar os suplementos. Alguns são utilizados para o aumento de calorias de uma refeição e são comumente utilizados por quem deseja ganhar peso, pois algumas pessoas não conseguem ingerir a quantidade calórica necessária através da alimentação.


Quanto maior for a quantidade do suplemento, mais rápido se atinge o objetivo. Mito ou verdade?

R: Mito. Aumento da quantidade de suplementos sem prescrição pode causar sobrecarga renal, alteração hepática e metabólica. A quantidade de suplemento é prescrita de acordo com a avaliação corporal e objetivos do indivíduo.



O que temos de evidência no mundo dos suplementos?


O médico Émerson Cruz, de Tubarão, que atua na área de medicina esportiva, dá algumas dicas de suplementos que estão em evidência no mercado. “Enquanto não há substituição para dieta balanceada, suplementos esportivos podem ajudar a maximizar as adaptações de treinamento, levando ao aumento de força, da potência e da massa muscular magra. Esses suplementos são considerados seguros quando utilizados em doses recomendadas. Para indicação adequada e individualizada, procure um médico ou nutricionista”, adverte.


Arginina: é um aminoácido que, em grandes doses, pode estimular o hormônio do crescimento. A arginina foi considerada vantajosa para atletas de força.


Glutamina: considerada um aminoácido essencial, com funções variadas no corpo, tais como crescimento celular, função imune e recuperação do estresse.


Creatina: considerada padrão ouro com o qual outros suplementos nutricionais são comparados. Melhora desempenho, massa muscular e com perfil de segurança excelente quando utilizada nas dosagens recomendadas.


HMB: o ácido tem papel na regulação da quebra de proteína no corpo, manifestando efeito protetor e pode ajudá-lo a obter vantagem no processo de recuperação.


Proteína e aminoácidos: o excesso de ingestão de proteínas é necessário para o crescimento muscular em resposta ao treinamento de força. Deve-se lembrar que o exercício de força é essencial para criar o estímulo necessário para ocorrer a hipertrofia do músculo esquelético. Suplementos de proteínas e aminoácidos são encontrados nas formas de whey protein (concentrados, isolados e hidrolisados), caseína (não recomendo), albumina (não recomendo), beef protein (proteína da carne) e pool de aminoácidos.


Leia a edição impressa da matéria aqui.


Foto: Victor Hugo Sanches

PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.