A cidade de Canela, na Serra gaúcha, já é reconhecida pelas diversas opções de lazer e turismo que oferece a visitantes de todo o Brasil e do exterior. No último mês, a região tem ganhado ainda mais notoriedade nesse setor, com a inauguração da Skyglass, no Vale da Ferradura, uma região repleta de belezas naturais.
A Skyglass é uma estrutura inédita no Brasil. Entre as atrações, estão: a maior plataforma de vidro do mundo e única da América Latina, o brinquedo Abusado, que proporciona um passeio suspenso a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí e, ainda, o Memorial do Ferro de Passar, com uma coleção inusitada que conta a história desse afazer milenar. O empreendimento foi construído em um ano, teve investimento de mais de R$ 30 milhões e tem foco na preservação do meio ambiente, inclusive com uma moderna estação de tratamento de resíduos líquidos e sólidos, que alcança 98% de pureza da água ao fim do processo.
O empresário catarinense Moacir Luiz Bogo, que já participa de empreendimentos do gênero em Balneário Camboriú e Aparecida do Norte, é um dos diretores do parque inaugurado em dezembro de 2020 em Canela e diz que o local é fruto do sonho de um grupo de empreendedores. “A inspiração vem da própria natureza, abundante no local, e o objetivo é promover o turismo e a contemplação segura e sustentável de um dos locais mais belos da Serra gaúcha”, defende Bogo. A ideia é antiga, tem mais de 15 anos, mas, ganhou corpo em 2018 quando o empresário visitou Abu Dhabi, nos Emirados Árabes e começou a “rascunhar” o projeto.
A plataforma Skyglass é uma estrutura suspensa erguida com mais de 500 toneladas de concreto, aço e vidro, que se estende sobre o Vale da Ferradura, como ponto de observação e lazer para os visitantes. A plataforma tem 68 metros de extensão, sendo 35 metros em balanço, com altura total de 360 metros acima do vale. Construída em aço e vidro e suportada por cabos de aço, permite a observação das belezas naturais locais. A estrutura também serve de sustentação do “Abusado”, equipamento com cadeiras suspensas em monotrilho, pelo qual os visitantes podem acessar o ponto mais alto da estrutura.
Ainda segundo o diretor do empreendimento, exceto os cabos de aço de estaiamento, importados da Suíça, todos os demais produtos e serviços utilizados nos equipamentos do parque são da indústria nacional, especialmente de Santa Catarina.
Para Orlando Nascimento, diretor da UNIVIDROS, participar do projeto foi uma satisfação e reafirma a vocação da empresa, especializada em vidros especiais. “Aceitamos o desafio de produzir os vidros para esse mega empreendimento, cumprindo todos os objetivos propostos, garantindo beleza, segurança e praticidade a Skyglass, que já é um dos principais pontos turísticos do Sul do Brasil”, defende Orlando.
A Skyglass tem capacidade de receber 500 mil visitantes por ano. O parque funciona diariamente e, além das atrações da plataforma, os visitantes podem contar com praça de alimentação e lojas. O funcionamento é das 9h às 17h30min.
FICHA TÉCNICA:
Skyglass – Canela – RS
Execução: PROAÇO
Projeto e execução dos vidros: André Aquino
Produtos utilizados:
Piso: vidro extra clear - Cebrace, temperado, multilaminado com Sentryglas, 40 mm.
Guarda-corpos: vidro extra clear - Cebrace, curvo, temperado, laminado com Sentryglas, 20 mm.
Texto: Ramires Linhares.