A febre dos bebês reborn gerou um incidente inusitado em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, em janeiro de 2025. A Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí confirmou que uma mulher compareceu à UBS Parque do Agricultor, acompanhada da filha de 4 anos e de uma boneca reborn, e solicitou que a equipe de saúde realizasse uma simulação de vacina no brinquedo.
A mulher, que não residia nos bairros de abrangência da UBS, explicou que a filha de 4 anos havia pedido que a boneca recebesse a vacina. Inicialmente, a profissional de saúde imaginou que a intenção era vacinar a criança, solicitando a carteira de vacinação. No entanto, a mulher negou e insistiu na simulação com a boneca, revelando que seu objetivo era filmar o procedimento para postar nas redes sociais.
O corpo técnico da UBS explicou à mulher a inviabilidade do procedimento, justificando que seriam desperdiçados equipamentos públicos, como seringas e agulhas, que são destinados exclusivamente à aplicação de imunizantes em seres humanos. Diante da negativa, a mulher retrucou, visivelmente exaltada, questionando: "que que tem? É só abrir uma seringa, só abrir uma agulha e fingir que deu". Com a recusa unânime dos profissionais em realizar o simulado, a mãe deixou a UBS bastante exaltada. A Prefeitura de Itajaí informou que a gestão do posto de saúde emitiu um comunicado aos demais gestores da rede para alertar sobre a possibilidade de a mulher tentar o mesmo atendimento em outras unidades.