“Há mais de 20 anos que ela não sorria. Não tinha nada de dente em cima, não conseguia comer carne”, conta ele. “Percebia que ela tinha vergonha, não olhava as pessoas no rosto”. A vontade de mudar isso e fazê-la mais feliz começou cedo, pois a avó viveu momentos de dificuldade e fez de tudo para criar bem os netos, quando Ivan era criança. “Ela já deixou de comer para não me deixar passar fome, várias noites. Eu tinha uns 8 anos”, conta ele, sobre a dificuldade.
Desde cedo Ivan queria ser futebolista. Chegou a treinar por 8 meses seguidos no Hercílio Luz, quando tinha 21 anos. Mas foi quando começou a trabalhar com vendas, em Criciúma e depois em Gravatal, que ele mudou seus objetivos. Entre os hábitos que ele alterou para economizar e comprar as próteses foi a diminuição das saídas de casa. “Parei de beber, de ir festas, tudo porque minha vontade de devolver para minha avó era maior”.
Foi então que Ivan falou com um cirurgião-dentista de Tubarão que deu início ao processo em setembro de 2021. “Ela nunca tinha ido no shopping, eu levava para consultar e tomar um café. Eu também já a levei no mar, quero vê-la feliz. Só Deus sabe tudo o que ela sofreu”.
No futuro, Ivan diz que quer se tornar um empreendedor no ramo de vendas e dar condições ainda melhores à avó. “Eu quero realizar mais sonhos dela. Vamos dar uma casa um dia. Ela mora hoje com minha mãe e merece uma casa própria”. Só de ver sua Dona Sueli feliz é compensador. “Consigo a ver o sorriso dela no olho”, conclui o neto, agradecido.