sexta, 29 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
06/12/2021 15h43

'Ômicron pode ser um presente de Natal', diz futuro ministro da Saúde alemão

Para o epidemiologista Karl Lauterbach, nova variante parece ter se otimizado para infectar pessoas, ao invés de matar
'Ômicron pode ser um presente de Natal', diz futuro ministro da Saúde alemão
O epidemiologista Karl Lauterbach, futuro ministro da Saúde da Alemanha, disse que a variante "Ômicron pode ser um presente de Natal" e acelerar o fim da pandemia. O especialista acredita que as 32 mutações identificadas na proteína Spike — usada pelo vírus para entrar nas células humanas — podem significar que a nova cepa é otimizada para infectar pessoas, ao invés de matar.


Ele acrescentou que esse movimento está de acordo com a evolução da maioria dos vírus respiratórios e é bom que o coronavírus tenha chegado a esse ponto. Desde que foi identificada pela primeira vez na África do Sul, em novembro deste ano, não há relatos de que a Ômicron tenha provocado a forma grave da Covid-19 nem morte nos pacientes que foram diagnosticados com ela. 


Quem foi infectado pela nova variante, até o momento, apresentou sintomas leves, sem necessidade de internação hospitalar.


PUBLICIDADE

Anthony Fauci, principal conselheiro do presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os primeiros sinais sobre a gravidade da variante Ômicron são “um tanto encorajadores” e que “não se pode dizer que (a variante) apresente um alto grau de gravidade”, mesmo ainda sendo cedo para tirar conclusões definitivas.


As 50 mutações encontradas na Ômicron, das quais a maioria é na proteína Spike, assustaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) — que a classificou como uma variante de preocupação, o nível mais alto de alerta — e os países mundo afora, que restringiram voos vindos do sul do continente africano.


Ainda não há estudos suficientes que comprovem se a Ômicron é capaz ou não de resistir aos anticorpos produzidos pelas vacinas. No entanto, há relatos de pacientes vacinados que tenham contraído a Covid-19 causada pela nova variante.

PUBLICIDADE
De acordo com a OMS, tudo indica que a Ômicron seja mais transmissível do que as outras variantes, incluindo a Delta, mas isso ainda não está definido. A África do Sul relatou um aumento de testes positivos para Covid-19 em áreas onde a variante está circulando. Estudos epidemiológicos estão em andamento para entender se o aumento de casos foi provocado pela nova cepa ou por outros fatores.

Fonte: Agência O Globo
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.