Com mais de 4,3 milhões de unidades produzidas no Brasil, modelo teve duas gerações e uma série de inovações
Considerado o carro mais barato do Brasil por anos, o Fiat Uno chegou ao País para revolucionar. De início, chegou a enfrentar preconceito por parte de alguns consumidores. Afinal, a trajetória do 147 (seu antecessor) não foi das mais bem-sucedidas por aqui.
Mas o novo modelo deu a volta por cima e se tornou um dos carros mais longevos do mercado brasileiro. Agora, a Fiat acaba de anunciar o fim da linha Uno. Com a aposentadoria, além de saudades o carro deixa um legado de inovações.
A série limitada Ciao, anunciada pela Fiat antes do Natal, marcará a despedida do Uno do mercado brasileiro após 37 anos e mais de 4,3 milhões de unidades fabricadas no país na fábrica de Betim (MG).
Apelidado no Brasil de "boto ortopédica" devido às linhas quadradas da carroceria, o Fiat Uno representou uma revolução do ponto de vista de dimensões. Nesse sentido, o carro tinha 3,64 metros de comprimento e a distância entre os eixos era de 2,36 m.
Entre os destaques, o modelo foi o primeiro do Brasil com motor 1.0 feito para se enquadrar nas novas leis fiscais criadas no início dos anos 1990. Assim, inaugurou o segmento que ficou conhecido como o de carros populares. Também foi o primeiro modelo feito em série no País com motor turbinado.