A Câmara de Vereadores de São Martinho será presidida pela mesma pessoa por mais um ano. A vereadora Anelise Wiemes, 43 anos, que é formada em Serviço Social pela Unisul e também presidente do Partido Liberal – PL de São Martinho. Além de formada, possui pós-graduação em Gestão da Política de Assistência Social, Nutrição, em Nutrição Esportiva e em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional na Nutrição Clínica e Esportiva. É trabalhadora e mãe de dois filhos: Pedro Henrique, 23 anos, e da pequena Valentina, de 6.
Uma mulher com força, coragem e vontade de transformar São Martinho. É nascida e foi criada no município, onde a família ainda vive. Nessa entrevista em estilo "ping pong" você conhece um pouco mais dos desejos e expectativas dela para a Câmara nesse novo ano.
HC Notícias: De onde veio essa vontade de atuar politicamente? E quando percebeu que seu lugar era no Legislativo?
"Sempre estive envolvida no meio político, meu pai já foi vereador em São Martinho (1977 a 1988). Há 20 anos sou funcionária pública, desta forma sempre estive mais envolvida no cenário político. Em 2016 aceitei o desafio de ser candidata a vereadora, mesmo sabendo das adversidades que iria enfrentar por ser mulher, e disputar a eleição com candidatos experientes da política local. Mesmo assim a vontade de poder representar e fazer algo pela população do meu município serviram como incentivo".
HC Notícias: Como você pretende controlar o debate político na Câmara em tempo de Eleições?
"A Política sempre pode despertar ânimos e gerar debates calorosos, no entanto não vejo o fazer política como uma disputa, mas sim o período de discutir ideias e propostas para o bem comum, sem gerar conflitos. Na função de presidente é necessário um posicionamento imparcial sempre agindo na forma regimental".
"No município temos várias demandas que necessitam de atenção, como por exemplo, projetos e ações voltados na área da agricultura familiar que hoje representa a principal atividade econômica do município, assim como as áreas de infraestrutura, saúde, assistência social, educação e esportes que são essenciais para a população.
Vale destacar a importância e necessidade em dar continuidade e apoio ao setor do turismo familiar que vem crescendo a cada dia em nossa cidade, agregando consideravelmente a renda familiar, gerando inúmeras oportunidades de emprego neste setor, e consequentemente melhorando a economia municipal".
HC Notícias: Em termos de futuro da cidade, qual é o seu sonho? Aonde você vê São Martinho chegando?
"Como vereadora busco incansavelmente o propósito de ver o município desenvolver sempre mais, ser um município onde possamos proporcionar políticas públicas de qualidade e planejar uma cidade de sucesso para as próximas gerações. Bem como, a necessidade de fortalecer o potencial profissional dos jovens e inseri-los em oportunidades de trabalho em nossa cidade, impulsionando o crescimento econômico do município.
Com esforço e empenho de todos podemos ofertar políticas públicas e ações de desenvolvimento econômico, e aumentar a qualidade de vida das pessoas, transformando nosso município num lugar almejado por todos. Uma cidade com qualidade de vida para as crianças, jovens, idosos, famílias e comunidades".
"O primeiro desafio posso dizer que foi chegar na presidência do Legislativo, sendo a primeira mulher na história do município a ocupar este cargo. Os desafios são constantes, seja na função legislativa ouvindo demandas, mediando ou proporcionando estratégias junto ao executivo a fim de atender a necessidade da população.
Já conseguimos neste período aproximar mais a população do Poder Legislativo, pois cabe a nós dar transparência e visibilidade das ações e atividades parlamentares. A participação popular é fundamental na discussão de projetos, leis e resoluções que englobam todos os segmentos da sociedade.
Uma estratégia que estamos utilizando para estreitar os elos entre sociedade e poder legislativo são os meios de comunicação (rádios, redes sociais, jornais entre outros), desta forma já conseguimos dar mais visibilidade na dinâmica dos trabalhos, buscamos a cada dia incentivar o cidadão a participar do processo legislativo. Dentro das inúmeras atribuições, busco exercer minha função de presidente norteadas em leis, sempre embasadas nos termos da Lei Orgânica Municipal e do Regimento interno da câmara".
HC Notícias: Você fica no cargo de presidente por um tempo-limite? Vai até quando a sua gestão?
Meu mandato teve início dia 01 de janeiro de 2021 e se encerra dia 31 de dezembro de 2022.
HC Notícias: Quer deixar uma mensagem para a população de São Martinho?
"Como vereadora representante do povo, meu dever é continuar defendendo os interesses da população, e pelo bem comum da cidade, agindo sempre com muita responsabilidade e comprometimento, pois a sociedade merece ter a reciprocidade da confiança depositada.
Vou continuar firme com o propósito de agregar e somar por uma cidade mais justa e igualitária, pensando em uma São Martinho melhor para todos".