Nesta quarta-feira (23), a primeira paciente recebeu a carteirinha que lhe garante uma série de vantagens. Desde o último dia 29 de junho, quando uma lei municipal de reconhecimento e que estipula os benefícios foi publicada, as pessoas com o diagnóstico da doença têm um dia especial instituído no calendário oficial do município: 12 de maio.
Para que esses direitos possam ser requisitados com maior facilidade, o portador de Fibromialgia precisa solicitar sua carteirinha na Secretaria de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na rua Tarcísio Vilella, 1470, bairro Caçador, ou ligar para o número (48) 3623-1846.
O prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, o secretário de Saúde, Everson Martins e a vereadora participaram do ato simbólico da entrega da primeira carteirinha. “Com esse documento, as pessoas com essa síndrome terão mais um instrumento para garantir o direito ao atendimento preferencial em comércios, bancos e estabelecimentos que atendem ao público. Garantir direitos aos cidadãos que mais precisam é uma missão constante em nossa gestão”, resume o prefeito.
Conheça mais a doença
A Fibromialgia se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações, causando imensas dores e transtornos aos pacientes. Pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. A pessoa com fibromialgia é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
O diagnóstico da Fibromialgia deve ser realizado por um médico especialista, normalmente o reumatologista.
Evita-se o consumo de:
• Bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás industrializados, sucos de caixinha, entre outros industrializados;
• Carnes processadas, como os embutidos;
• Alimentos ultraprocessados.
Quais os direitos dos portadores de Fibromialgia?
Quando a Fibromialgia é diagnosticada, o portador pode ter direito ao auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e ao BPC/LOAS. É importante ressaltar que, para ter acesso a esses benefícios, a pessoa precisa se encaixar nos requisitos exigidos pelo INSS.
O paciente também pode trabalhar normalmente, desde que siga com o tratamento recomendado adequado. Todo indivíduo acometido pela Fibromialgia deve praticar alguma modalidade de atividade física. Em geral, tem a liberdade de escolher aquela na qual se ajusta melhor ao seu perfil.