segunda, 29 de abril de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/02/2022 16h56

Prefeitura entrega carteirinhas a pacientes com fibromialgia

A carteirinha possibilita uma série de benefícios, como atendimento preferencial nas repartições públicas e privadas, vagas gratuitas em estacionamentos, dentre outros.
Prefeitura entrega carteirinhas a pacientes com fibromialgia
Mais saúde e menos burocracia em Capivari de Baixo. Dezenas de pacientes portadores de Fibromialgia - doença crônica que desencadeia dor generalizada no corpo - já podem solicitar sua carteirinha que possibilita uma série de benefícios, como atendimento preferencial nas repartições públicas e privadas, vagas gratuitas em estacionamentos, prioridade nas filas de bancos ou lotéricas, dentre outros.

Nesta quarta-feira (23), a primeira paciente recebeu a carteirinha que lhe garante uma série de vantagens. Desde o último dia 29 de junho, quando uma lei municipal de reconhecimento e que estipula os benefícios foi publicada, as pessoas com o diagnóstico da doença têm um dia especial instituído no calendário oficial do município: 12 de maio.

Para que esses direitos possam ser requisitados com maior facilidade, o portador de Fibromialgia precisa solicitar sua carteirinha na Secretaria de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na rua Tarcísio Vilella, 1470, bairro Caçador, ou ligar para o número (48) 3623-1846.

PUBLICIDADE
A capivariense Rosenir Guimarães já está com o documento em mãos e resume este reconhecimento do poder púbico. “Agradeço a autora da Lei - vereadora Edcarla Bitencourt da Silva - e a Prefeitura pelo bom trabalho. A dor que sentimos em alguns momentos do dia é muito forte. Com esta carteirinha, temos mais dignidade”, resume Rosenir.

O prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, o secretário de Saúde, Everson Martins e a vereadora participaram do ato simbólico da entrega da primeira carteirinha. “Com esse documento, as pessoas com essa síndrome terão mais um instrumento para garantir o direito ao atendimento preferencial em comércios, bancos e estabelecimentos que atendem ao público. Garantir direitos aos cidadãos que mais precisam é uma missão constante em nossa gestão”, resume o prefeito.

Conheça mais a doença

A Fibromialgia se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações, causando imensas dores e transtornos aos pacientes. Pode aparecer depois de eventos graves na vida de uma pessoa, como um trauma físico, psicológico ou mesmo uma infecção grave. O mais comum é que o quadro comece com uma dor localizada crônica, que progride para envolver todo o corpo. A pessoa com fibromialgia é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

PUBLICIDADE
Como conseguir laudo de Fibromialgia?

O diagnóstico da Fibromialgia deve ser realizado por um médico especialista, normalmente o reumatologista.

Evita-se o consumo de:

• Bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás industrializados, sucos de caixinha, entre outros industrializados;

• Carnes processadas, como os embutidos;

• Alimentos ultraprocessados.

Quais os direitos dos portadores de Fibromialgia?

Quando a Fibromialgia é diagnosticada, o portador pode ter direito ao auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e ao BPC/LOAS. É importante ressaltar que, para ter acesso a esses benefícios, a pessoa precisa se encaixar nos requisitos exigidos pelo INSS.

O paciente também pode trabalhar normalmente, desde que siga com o tratamento recomendado adequado. Todo indivíduo acometido pela Fibromialgia deve praticar alguma modalidade de atividade física. Em geral, tem a liberdade de escolher aquela na qual se ajusta melhor ao seu perfil.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.