Ele concorreu ao Oscar em 1973 pelo sua interpretação do personagem Sonny Corleone. Também atuou em filmes como ‘Profissão: Ladrão’ e ‘Louca Obsessão’
O ator americano James Caan, conhecido por interpretar o personagem Sonny Corleone no filme “O Poderoso Chefão”, morreu na quarta-feira (6), aos 82 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) em seu perfil oficial nas redes sociais.
"É com grande tristeza que informamos a vocês que Jimmy morreu na noite do dia 6 de julho. A família agradece pelo amor e as condolências enviadas e pede para que vocês continuem respeitando sua privacidade neste momento difícil", diz a publicação feita pela equipe do ator no Twitter. A causa da morte não foi revelada.
Caan nasceu em Nova York (EUA) em 1940. Na juventude, teve o sonho de se tornar jogador de futebol americano. No entanto, passou a se interessar pela carreira de ator no período em que estudou na Universidade Hofstra, onde conheceu o roteirista e diretor Francis Ford Coppola, com quem trabalharia anos depois. Sua estreia no cinema ocorreu em 1963, no filme “Irma la Douce”, do diretor Billy Wilder.
Com o passar dos anos, foi atuando em papeis de destaque cada vez maior. Em 1972, trabalhou em “O Poderoso Chefão”, dirigido por Coppola, considerado um dos grandes clássicos de Hollywood. O longa conta a história fictícia de mafiosos nova-iorquinos de origem italiana. Caan recebeu uma indicação ao Oscar por interpretar Sonny Corleone, filho mais velho do criminoso Vito Corleone (Marlon Brando). Esse é até hoje o papel mais lembrado de sua carreira.
Também atuou em filmes como “Rollerball: Os Gladiadores do Futuro” (1975), “Profissão: Ladrão” (1981) e “Louca Obsessão” (1990). A morte de sua irmã e o abuso de drogas o levaram a ficar um período afastado dos holofotes ao longo da década de 1980, mas voltou a atuar em produções de Hollywood em 1987, quando fez parte do elenco de “Jardins de Pedra”, também dirigido por Coppola. Seu último trabalho no cinema foi “As Donas do Pedaço”, de 2021.
Caan foi casado e se separou quatro vezes. O ator deixa quatro filhos.