Os estudantes se organizaram pelo perfil de Instagram @estamoscomvitoria e em um grupo de WhatsApp. Com cartazes e palavras de ordem, caminharam pelas ruas da cidade exigindo “justiça por Vitória”. A menina Vitória Fernandes dos Santos, de 11 anos, foi vítima de bullying dentro da própria escola.
No vídeo que mostra as agressões, uma adolescente zomba da menina e tenta puxar seu cabelo, enquanto outras meninas incentivam a agressão e dão risadas, enquanto a vítima tenta reagir e chora.
Segundo relatos dos próprios estudantes nas redes sociais, a menina vítima das agressões é órfã e tem autismo. O caso ganhou ampla repercussão nas redes sociais, com o termo #justiçaporvitoria chegando ao topo do ranking de assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.
A escola realizou uma reunião com a presença de uma psicóloga para tratar da situação. A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro repudiou "de forma veemente" os casos de bullying. "Por determinação da secretária Roberta Barreto, a subsecretária Myrian Medeiros está, neste momento, na unidade para tomar todas as providências e dar o devido acolhimento à aluna", detalhou, em nota.
A direção da escola também enviou professores e psicólogos à casa da criança vítima de bullying e conversou com as estudantes que praticaram o ato e seus respectivos pais. O Conselho Tutelar foi acionado e medidas protetivas às alunas do colégio foram e continuarão a ser adotadas.