A Nebras Power, empresa internacional de investimentos em energia e subsidiária da Qatar Electricity & Water Company (QWEC), juntamente com Diamante Geração de Energia Ltda., empresa sediada em Capivari de Baixo (SC), comunicaram nesta terça-feira (4) que concluíram a constituição de joint venture (JV). Join Venture é quando duas empresas se juntam para desenvolver alguma atividade sem que cada uma delas perca a identidade própria
A JV tem como objeto realizar investimentos de termelétricas a gás natural, que incluem a construção da Usina Termelétrica Norte Catarinense (UTNC), com potência de 600 MW, na cidade de Garuva (SC), e a instalação de uma nova unidade geradora de gás de 440 MW dentro do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo (SC).
Além dos projetos localizados em Santa Catarina, que integram o portfólio inicial, a JV também pretende desenvolver e implementar projetos de até 9 GW em outras regiões do Brasil. Esta transação é um importante marco para Nebras no Brasil, que é um mercado chave.
Num país em que a geração renovável é responsável por cerca de 80% da demanda, os projetos a serem implementados pela JV proporcionarão a segurança energética necessária para compensar a intermitência das renováveis.