sexta, 12 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
10/06/2023 18h08

Dia dos namorados: pesquisa mostra como tributos encarecem presentes

O perfume, por exemplo, chega a ter uma tributação de quase 80%
Dia dos namorados: pesquisa mostra como tributos encarecem presentes
No próximo dia 12 de junho, será celebrado o Dia dos Namorados, uma data especial para casais apaixonados que buscam presentear seus parceiros. No entanto, muitos consumidores desconhecem as altas taxas de tributos que incidem sobre os principais produtos dessa época do ano. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revelou as taxas de tributação projetadas para este ano, impactando diretamente o preço final dos presentes.

Um dos produtos mais populares no Dia dos Namorados, o perfume, sofre uma taxa de tributação de 78,99% para os importados e 69,13% para os nacionais. Carlos Pinto, diretor do IBPT, explicou que, no caso dos perfumes importados, além dos impostos, são considerados fatores como imposto de importação, frete, dolarização, desembaraço aduaneiro e taxa de comércio exterior, o que aumenta o preço do produto internamente.


PUBLICIDADE
Outro presente bastante comum são os chocolates, porém eles também não escapam da tributação. De acordo com a pesquisa, os chocolates são taxados em 39,61%. Já as flores naturais, símbolo romântico por excelência, possuem uma taxa de tributação de 17,71%. Para objetos pessoais, como relógios, a taxação chega a 56,14%, enquanto para joias, o percentual é de 50,44%. No caso de bijuterias, os impostos chegam a 43,36%.

Curiosamente, os livros não possuem taxação na saída, mas ainda assim estão sujeitos a impostos que alcançam 15,52%. Isso ocorre porque são considerados diversos fatores na produção da indústria editorial, como energia elétrica, equipamentos, funcionários, frete e gasolina. Já produtos como bolsas podem ter uma taxa de tributação de até 39,95%, o que contribui para elevar o preço final dos presentes.


PUBLICIDADE
Essas altas taxas de tributação têm um impacto direto no bolso do consumidor, tornando os presentes mais caros. Muitas vezes, o valor final pago pelo produto acaba sendo significativamente superior ao preço original devido à incidência dos impostos.

A pesquisa do IBPT revela a importância de conhecer as taxas de tributação dos produtos que desejamos adquirir, permitindo que os consumidores tenham uma visão mais clara dos custos envolvidos. Além disso, também serve como uma chamada de atenção para a necessidade de uma reforma tributária no país, visando reduzir a carga tributária sobre os produtos e tornar o sistema mais justo e transparente para os consumidores.

Portanto, neste Dia dos Namorados, ao escolher o presente ideal para surpreender seu amor, é importante estar ciente dos altos impostos embutidos nos produtos. Fazer uma pesquisa prévia sobre os preços e comparar opções pode ajudar a encontrar alternativas mais acessíveis, garantindo que a comemoração do amor não pese tanto no bolso.



HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.