"A estreia de Barbie chancela o que vimos defendendo. O cinema, que sempre foi o entretenimento preferido das famílias brasileiras e um dos mais acessíveis e democráticos, está voltando com força! Quanto mais filmes de qualidade, como Barbie, e também Oppenheimer, tivemos para oferecer, mais rápido iremos igualar ou até superar os níveis de bilheteria pré-pandemia. Filme após filme, o resultado obtido está acima do esperado", destaca Marcos Barros, presidente da ABRAPLEX - Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex.
Números - As projeções mostram que o setor está se recuperando e tende a chegar mais próximo dos resultados apresentados antes da pandemia, que registraram média anual de 170 milhões entre 2017 e 2019. "Hoje, o número de lançamentos é, ainda, 30% inferior ao do cenário pré-pandemia. Mas com o aumento da oferta de filmes, consequentemente, o público voltara ou até ultrapassará tais patamares", conclui Barros.
Sobre a ABRAPLEX
Criada em 2000 com o objetivo de representar institucionalmente as exibidoras detentoras de multiplex no País, a ABRAPLEX (Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex) tem como associadas: Arteplex, Cineart, Cinemark, Cinépolis, Cinesystem, GNC Cinemas, Moviecom e UCI Cinemas. Juntas, elas representam 52% do número total de salas e aproximadamente 65% da bilheteria nacional. A ABRAPLEX hoje conta com dois importantes propósitos que norteiam seu compromisso com associados, mercado e sociedade: ampliar significativamente o número de municípios com telas, democratizando o acesso à cultura e entretenimento, e rever a regulamentação do setor. Mais informações: www.abraplex.com.
Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco.