Quarta, 16 de julho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
21/08/2023 15h40

Juíza responsável pelo caso Cancellier é afastada pelo Conselho Nacional de Justiça

Em 2017, Luiz Carlos Cancellier de Olivo foi detido sob acusação de negligenciar a apuração de denúncias sobre desvio de recursos na UFSC. Tragicamente, três semanas depois, ele cometeu suicídio
Juíza responsável pelo caso Cancellier é afastada pelo Conselho Nacional de Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tomou a decisão de afastar de suas funções a juíza Janaina Cassol Machado, a qual desempenhou um papel central na prisão de Luiz Carlos Cancellier de Olivo, ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2017.


A prisão de Cancellier, seguida pelo subsequente suicídio três semanas após sua detenção, provocou uma reação intensa e levou a questionamentos sobre o processo conduzido por Janaina Cassol Machado.


É relevante mencionar que o Tribunal de Contas da União (TCU) recentemente considerou "improcedente" a acusação contra o ex-reitor, resultando no arquivamento do processo em uma sessão realizada em 4 de agosto. A juíza, além de seu afastamento, está agora sujeita a um processo administrativo que visa a avaliar sua conduta profissional.

PUBLICIDADE

Revisitando o caso, Luiz Carlos Cancellier foi detido pela Polícia Federal em setembro de 2017 no contexto da Operação Ouvidos Moucos, que investigava supostas irregularidades nos repasses destinados ao curso de Educação a Distância (EaD). Mesmo sem acusação formal, ele foi submetido a medidas humilhantes como o acorrentamento e revista pessoal, sendo também afastado de sua posição na UFSC. Três semanas mais tarde, Cancellier tirou sua própria vida.


Em uma nota revelada por seu irmão, o ex-reitor deixou registrado: "Minha morte foi selada quando fui excluído da universidade." Apesar das tentativas do portal ND+ de obter comentários da juíza em questão, todos os detalhes processuais estão sob sigilo. O espaço permanece aberto para mais informações.

PUBLICIDADE

Em resposta ao ocorrido, a UFSC declarou:


"A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considera inadequada qualquer manifestação institucional sobre o assunto abordado na matéria, visto que diz respeito a uma decisão do CNJ relativa a um processo judicial sem nenhuma conexão com o caso envolvendo o ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo."


 Foto: Arquivo/Marco Santiago/ Divulgação HC. 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.