Sexta, 09 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
05/12/2023 23h24

Deficiente visual de Tubarão recebe primeiro cão guia da cidade, mas encontra barreiras por desinformação

Estabelecimentos e pessoas têm confundido Dior, a cão guia, com um pet e impedido a entrada

A moradora de Tubarão Laura Boppré, deficiente visual, recebeu nesta segunda-feira (4) seu primeiro cão-guia, a Dior. No entanto, Laura vem enfrentando situações de desinformação que impedem seu acesso a locais públicos na companhia do cão.


De acordo com sua filha Marcella Carlos, desde que recebeu a cão-guia, Laura vem realizando treinamentos diários para que o animal se habitue aos lugares que ela mais frequenta. No entanto, por falta de informação, estabelecimentos e pessoas têm confundido Dior com um pet e tentado barrar a entrada de Laura nos locais.


PUBLICIDADE

"Existe uma lei federal que garante a entrada dos cães guias em qualquer local público onde um cidadão comum possa entrar. Mas como falei, por falta de informação, as pessoas não sabem disso", relatou Marcella. Ela se refere à lei federal nº 11.126, estabelecida em 27 de junho de 2005, que regulamenta o uso de cão-guia em qualquer ambiente, assegura à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público e privados.

PUBLICIDADE
Segundo Marcella, a situação é agravada pelo fato de Dior ser a primeira cão guia em Tubarão, o que acentua a desinformação sobre o tema na cidade, que não está acostumada a ter cães-guias e conviver com essa realidade. Ela ressalta a importância de divulgar os direitos assegurados pela lei para que Laura e outros deficientes visuais sejam respeitados.

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.