Ele ficou famoso após participar do quadro "Pequenos Gênios", no Domingão do Huck, onde realizou cálculos matemáticos e resolveu questões de conhecimentos gerais, como de Geografia.
Luan tem 10 anos e prestou vestibular pela primeira vez para testar seus conhecimentos. O feito resultou na aprovação no curso.
Luan conseguiu alcançar 41,6 pontos na primeira fase do certame e 50,72 na segunda. Com isso, ele ficou na 13ª colocação da classificação final dos aprovados, com uma nota final de 46,19.
Esse salto de etapas é previsto pela lei para esses casos, mas especialistas ponderam sobre os riscos de um salto tão abrupto e os desafios de adaptação. “Quando vi, fiquei muito feliz porque achei que não ia passar. Pelo gabarito, acertei metade das questões. Pensei que não ia ser suficiente, mas foi a redação que me salvou”, disse Luan, acompanhado pela família, ao Estadão.
Natural de Manaus, Luan estuda na Escola Estadual (EE) Libertador Simon Bolívar, localizada na Zona Centro-Sul da capital. Ele foi o primeiro amazonense a participar do quadro da TV Globo, que foi ao ar em julho deste ano.
A mãe, Lara Gama, afirmou que Luan se interessou pela faculdade quando viu uma notícia de que um adolescente de 14 anos havia sido aprovado em um vestibular: “Ele mesmo pesquisou sobre vestibular".
O reitor da UEA, André Zogahib, diz que a instituição está preparada para receber Luan. Segundo o dirigente, partiu da própria universidade a orientação para que a família buscasse assegurar a vaga pela justiça.