Um quati foi pego roubando um pacote de batatas de um turista na Ilha do Campeche, em Florianópolis. O animal fugiu com o saco, mas o homem conseguiu alcançá-lo. O biólogo Christian Raboch alertou que a interação de humanos com quatis não é benéfica para nenhuma das espécies.
O morador de Florianópolis Michel Cordeiro Adão registrou o "furto" em vídeo. Na gravação, é possível ver o quati na areia. Ele se aproxima da mesa dos turistas, farejando, e vê o pacote de batatas.
Em seguida, o animal segura o saco com as patas, puxa o objeto de cima da mesa e carrega com a boca. Os turistas tentam encurralar o quati, mas ele consegue correr e fugir com o pacote.
"Foi muito despretensioso. Eu só filmei porque não é comum eu ver quatis. Não costumo ir com frequência à Ilha do Campeche. Eu estava filmando o quati bonitinho. Do nada, ele pega e tenta roubar o pacote de batatas do pessoal que estava na praia", relatou. Segundo ele, o turista conseguiu recuperar o alimento, que foi largado pelo quati perto da mata.
Recomendação é não alimentar animais silvestres
Animais silvestres, como o quati, podem ficar acostumados ao ser humano e, inclusive, ver as pessoas como fonte de alimento, caso sejam habituados a receber comida delas. A orientação da Polícia Militar Ambiental, portanto, é não alimentar esses animais.