quarta, 16 de outubro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
14/03/2024 20h16

'Sistema prisional em SC é um caos', afirma governador em inauguração do Complexo Prisional em Tubarão

Jorginho Mello afirmou que assumiu governo com situação caótica e que a meta é construir 6 mil vagas laborais no Estado até 2025

A nova estrutura prisional no Complexo de Tubarão foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (14). A nova estrutura contará com um ambiente moderno e funcional projetado para acomodar até 446 detentos em regime semiaberto. Com uma área de 2.265 metros quadrados, a nova edificação foi projetada com foco na ressocialização dos detentos, oferecendo espaços para oficinas de trabalho e salas de aula para atividades educacionais.


O governador Jorginho Mello ressaltou que o objetivo é que todas as vagas que forem abertas nas unidades prisionais sejam laborais, ou seja, que os presos trabalhem e estudem. “Quando assumimos, 43 dos 53 Complexos prisionais estavam em interdição, é uma vergonha. Vamos criar 6 mil vagas laborais até o ano que vem para que a gente possa mudar essa história e o preso possa mudar, se ressocializar de verdade”, afirmou. “O sistema prisional em Santa Catarina é um caos [...] e é um sistema que vamos aperfeiçoar e melhorar”, concluiu.


O investimento no equipamento inaugurado foi da ordem de cerca de 15 milhões. O espaço foi projetado com foco na ressocialização dos detentos, oferecendo espaços dedicados a oficinas de trabalho e salas de aula para atividades educacionais.


A nova estrutura oferece 446 vagas em celas coletivas, duas celas de isolamento e uma cela adaptada para pessoas com deficiência com capacidade para 12 vagas. As instalações incluem circuito fechado de TV com câmeras de vigilância, áreas de triagem e isolamento, parlatório, salas de visita, acessibilidade e uma subestação para captação de água da chuva e seu reuso e uma subestação elétrica.

PUBLICIDADE
O secretário da SAP, Carlos Alves, ressaltou a relevância desta entrega para o sistema prisional catarinense e destacou o compromisso do Governo em aprimorar a Polícia Penal. “Esse anexo vai comportar presos da região aqui de Tubarão e de parte do Sul do estado também. O governo Jorginho Mello recebeu uma herança de um déficit de mais de 5.000 vagas. Este é o primeiro passo para começar a diminuir esse déficit. Então aqui com quase 450 vagas já vai dar uma desafogada nisso. E com a entrega de novas unidades prisionais previstas ainda para este ano, ampliaremos o número de vagas e a oferta de oportunidades de trabalho, resolvendo um problema que vem se arrastando por anos em Santa Catarina”, explicou.


O projeto arquitetônico e de engenharia da unidade priorizou o conforto térmico e acústico, bem como a iluminação natural e a ventilação adequada dos ambientes, garantindo também a acessibilidade e o uso de tecnologias que garantem a segurança em toda sua estrutura. Vale lembrar que o Complexo já conta com um presídio com 535 presos e uma penitenciária com 370 apenados.


A secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini, destacou o chamamento de novos policiais para a Polícia Penal em Santa Catarina, visando reforçar o quadro de servidores e fortalecer a segurança da população catarinense. “Vamos recompor os quadros de servidores que atuam no sistema prisional, uma medida importante para a estruturação da Polícia Penal do Estado, que garante mais segurança para a população catarinense”, ressaltou a secretária.


PUBLICIDADE
Também estiveram na cerimônia os secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert e da Comunicação, João Paulo Gomes Vieira, os deputados estaduais Estêrner Soratto e Volnei Weber, além do prefeito de Tubarão Jairo dos Passos Cascaes



HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.