Na manhã do último domingo (28), a pet influencer de Laguna Zoe, uma pastora alemã que acumula mais de 50 mil seguidores no Instagram, juntou-se a um grupo que se reuniu no Aeroporto de Florianópolis e protestou contra a morte do cão Joca. Ele morreu após “uma falha operacional” de uma companhia aérea na segunda-feira passada (22).
Os tutores, junto de seus cães, utilizaram cartazes com a frase “Não somos bagagem. Somos o amor da vida de alguém”. Depois de permanecer na entrada do aeroporto, o grupo fez uma “cãominhada” pelo local até chegar em frente ao guichê da companhia aérea Gol, responsável pelo transporte do cão Joca, com pedidos de Justiça.
Entenda o caso
Um cachorro morreu após “uma falha operacional” de uma companhia aérea, na segunda-feira (22). O Golden Retriever, Joca, deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sinop, em Mato Grosso, onde encontraria com o tutor, mas foi transportado para Fortaleza, Ceará.
Segundo a companhia aérea, o tutor foi notificado do ocorrido assim que chegou a Sinop e decidiu voltar para Guarulhos para reencontrar o cachorro, que foi enviado de volta em outro voo. Porém, o animal chegou morto ao aeroporto internacional.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela Delegacia do Meio Ambiente, onde Márcia Martins, a mãe do tutor de Joca, prestou esclarecimentos na terça-feira (23). O corpo do animal foi submetido ao exame de necropsia e o resultado deve sair em até 30 dias.
No total, a viagem que deveria durar duas horas e meia demorou quase oito horas. Enquanto esperava, o cachorro ficou cerca de 1h30 na pista de embarque e desembarque, que registrava uma temperatura de 36ºC. Segundo a família, Joca ficou sem comida durante esse período.
A Gol ofereceu a João, tutor do cão, um voo de ida e volta de Mato Grosso a São Paulo de forma gratuita, além de hospedagem. Ao chegar em São Paulo, um funcionário da companhia recebeu ele dizendo que Joca não se sentiu bem durante o voo e, por isso, um veterinário havia sido acionado. No entanto, quando desembarcou, o cão já estava sem vida.