Entidades, sindicatos e partidos políticos organizam uma manifestação contra a escala 6x1 e a favor da redução da jornada de trabalho nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República. O ato está marcado para às 15h, na Praça do Avião, em Tubarão.
“Trabalhadores unidos pela luta! É hora de reivindicarmos uma jornada de trabalho mais justa, com respeito, dignidade e qualidade de vida para todos! Não vamos aceitar menos que o que é nosso por direito!”, compartilhou o PT de Tubarão em suas redes sociais convocando seus correligionários para a manifestação.
O ato está sendo organizado pelo PT Tubarão, Coletivo Plena, Sindicato dos Comerciários, MOCNETU, Coletivo Nós por Nós, Unidade Popular, PSTU, PCB, PDT, PT Capivari de Baixo, Grito dos Excluídos e Fórum Diocesano das Pastorais Sociais.
A manifestação aborda a redução da jornada de trabalho sem redução no salário ou benefícios e ainda tem como slogan a frase "Uma folga nunca foi e nunca será suficiente".
PEC 6x1
A escala 6x1 é o regime no qual os profissionais trabalham seis dias seguidos e têm direito a apenas um dia de descanso semanal.
A proposta da deputada Erika Hilton (PSol) é de redução da carga de trabalho semanal de 44 para 36 horas, e que seja possibilitada a jornada de trabalho de quatro dias por semana.