A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou a lista de premiados na 19ª edição. Assim como no ano passado, medalhistas do nível 3 poderão disputar uma das 100 vagas no Impa Tech, que é a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Dentre os medalhistas está a aluna Sofia Alves, de 14 anos, natural de Tubarão.
Sofia, que conquistou a medalha de bronze em 2022 e a de prata em 2023, chegou ao topo do pódio neste ano com a conquista do ouro estadual e nacional.
A aluna prodígio da escola Governador Aderbal Ramos Da Silva concluiu o ensino fundamental na última quinta-feira. Sofia será premiada em um evento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ainda sem data definida.
A Obmep é a maior competição científica do país. Criada pelo Impa em 2005, a olimpíada é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Neste ano, a Obmep bateu recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 mil instituições de 5.564 cidades – o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros. Ao todo, mais de 18,5 milhões de estudantes participaram da primeira fase da competição.