A chegada de uma intensa massa de ar seco e frio de origem polar promete mudar drasticamente o tempo em Santa Catarina a partir da tarde desta sexta-feira (4). A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico para o Estado, destacando a previsão de temperaturas em forte declínio, ventos intensos, mar agitado e possibilidade de geada.
Veja o vídeo:
Instagram
De acordo com o aviso, regiões marcadas em amarelo devem registrar queda entre 10°C e 14°C, o que representa risco moderado à saúde e pode causar desconforto térmico. Já nas áreas em verde, a diminuição será um pouco mais suave, entre 6°C e 9°C, com risco considerado baixo.
Na faixa litorânea, o vento forte vai acentuar ainda mais a sensação de frio. As rajadas podem chegar a 80 km/h, com potencial para causar destelhamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Nos planaltos, a previsão indica geada ampla, enquanto o fenômeno deve ocorrer de forma isolada no Grande Oeste. No litoral, o mar estará muito agitado, com ondas entre 2,5 e 4 metros até sábado (5), o que representa alto risco para a navegação.