Sábado, 19 de abril de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
11/04/2025 22h03

Curso de Medicina da Unesc recebe avaliação insatisfatória do MEC e terá que passar por análise in loco

Graduação em Criciúma obteve nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2023 e está entre os 9% com desempenho abaixo do esperado em instituições privadas
Curso de Medicina da Unesc recebe avaliação insatisfatória do MEC e terá que passar por análise in loco

O curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), localizada em Criciúma, foi avaliado com conceito insatisfatório (nota 2, em uma escala de 1 a 5) pelo Ministério da Educação (MEC) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente a 2023. A divulgação dos resultados foi realizada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota obtida coloca a Unesc em um grupo de 9% dos cursos de Medicina em instituições particulares do país que apresentaram desempenho considerado abaixo do esperado na avaliação mais recente do MEC.

O CPC é um importante indicador de qualidade do ensino superior, que leva em consideração diversos critérios, como o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o valor agregado ao desenvolvimento dos alunos (IDD), a qualificação do corpo docente e a percepção dos estudantes sobre a infraestrutura, organização pedagógica e oportunidades de formação oferecidas pelo curso.

PUBLICIDADE

Com a avaliação insatisfatória no CPC, o curso de Medicina da Unesc será submetido a uma avaliação externa presencial (in loco), conduzida por técnicos do Inep. Caso o Conceito de Curso (CC) definitivo também apresente um desempenho insatisfatório, a universidade terá que firmar um termo de compromisso com o MEC, comprometendo-se a corrigir as fragilidades identificadas dentro do prazo de um ano. Se, mesmo após esse período, os problemas persistirem, o curso poderá sofrer sanções que vão desde medidas cautelares até o fechamento da graduação.

PUBLICIDADE

Em um panorama nacional, dos 309 cursos de Medicina avaliados em 2023, apenas seis alcançaram a nota máxima (5). A maioria dos cursos obteve conceitos 3 ou 4. Apesar do maior número de cursos de excelência estar em instituições privadas, o desempenho proporcional das universidades públicas foi superior, com um menor índice de avaliações consideradas insatisfatórias. A lista dos cursos de medicina que receberam CPC 1 e 2 em 2023 inclui a Unesc como a única instituição de Santa Catarina com essa avaliação.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.