A Região da Amurel se une em luto pela morte de Sua Santidade, o Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Líder espiritual da Igreja Católica e figura central no cenário mundial pelas causas da paz, justiça social e cuidado com os mais vulneráveis, o pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio deixa um legado de humildade, compaixão e fé.
Em Tubarão, a prefeitura divulgou nota de pesar e solidariedade à Diocese local e à comunidade católica global. O prefeito Estêner Soratto e o vice-prefeito Denis Matiola lamentaram profundamente a perda e destacaram a importância do Papa Francisco como exemplo de humanidade e esperança em tempos de desafios. "Seu testemunho permanecerá vivo entre todos que acreditam em um mundo mais justo e fraterno", afirma o texto divulgado. A prefeitura decretou luto oficial de três dias no município.
A prefeitura de Treze de Maio também decretou luto oficial de três dias em homenagem ao Papa, determinando que, durante este período, a bandeira do município permaneça hasteada a meio mastro em todas as repartições públicas. Em nota nas redes sociais, a administração municipal reconheceu a grandeza espiritual e social do pontífice, ressaltando sua incansável luta pelo acolhimento dos pobres, dos migrantes e pela proteção do planeta.
Em nível nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias. Em pronunciamento, Lula prestou homenagem ao pontífice, destacando seu papel como "voz de respeito e acolhimento ao próximo".
Francisco foi o primeiro Papa nascido na América Latina e também o primeiro jesuíta a assumir o posto mais alto da Igreja Católica. Ele será lembrado por sua coragem em romper protocolos, dialogar com diferentes culturas e crenças, e por manter sempre viva a mensagem do Evangelho nos gestos simples e nas palavras firmes.