O frio promete se intensificar em Santa Catarina nos próximos dias. Uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no estado, especialmente na Serra, onde os termômetros podem se aproximar de 0°C neste fim de semana. A previsão é que as regiões serranas voltem a registrar episódios de geada, aumentando o número de ocorrências em 2025, que já soma oito até agora.
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o sábado (26) será marcado por tempo estável e formação de geada nas áreas mais altas. Já no domingo (27), a chegada de uma frente fria deve provocar chuva, temporais isolados e queda de granizo, principalmente no Oeste e no Sul do estado. A Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos e danos à rede elétrica em algumas localidades.
As temperaturas no sábado variam entre 7°C e 14°C no Planalto e Meio-Oeste, enquanto no Litoral, o calor ainda predomina, com máximas que podem chegar a 30°C entre Florianópolis e Joinville. A virada no tempo acontece a partir de domingo com a entrada da frente fria.
Entre terça-feira (29) e quinta-feira (1°), a massa de ar frio e seco deve reforçar o cenário gelado, com mínimas entre 0°C e 3°C nas regiões serranas, aumentando a possibilidade de novas geadas. No Meio-Oeste, as mínimas ficarão entre 5°C e 8°C. Já no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, as madrugadas serão menos frias, com temperaturas entre 10°C e 12°C.
A mudança no tempo exige atenção redobrada, especialmente durante a passagem da frente fria no domingo e no início da próxima semana, quando o frio deve ganhar força em todo o estado.