O papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. A cerimônia de despedida começou às 13h no horário local (9h em Brasília) e durou cerca de 30 minutos, sob condução do cardeal camerlengo Kevin Farrell.
O sepultamento foi reservado, sem transmissão ao público, e contou apenas com a presença de sacerdotes e familiares. Antes, o caixão do pontífice percorreu em cortejo pontos simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum Romano e a Igreja Il Gesù — sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.
Na chegada à basílica, o caixão fez uma breve parada diante do ícone de Maria, local onde o papa costumava rezar. Crianças depositaram flores brancas no altar em um gesto de homenagem.
Francisco morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC e de insuficiência cardíaca. O sepultamento marca o início do "Novendiali", período de nove dias de orações em sua memória.
Cerca de 50 chefes de Estado participaram da missa funeral realizada mais cedo na Basílica de São Pedro, entre eles o presidente Lula, o norte-americano Donald Trump e o argentino Javier Milei. O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, presidiu a cerimônia.
A Basílica de Santa Maria Maggiore, escolhida por Francisco para seu descanso final, é uma das mais antigas de Roma, datada do século V. Sete papas já foram enterrados no local, sendo o último Clemente IX, em 1669. Francisco, que tinha grande afeição pela igreja — onde rezava antes e depois de viagens e internações —, preferiu não ser sepultado na tradicional cripta da Basílica de São Pedro.
Este é o primeiro sepultamento de um papa fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903. A cerimônia foi realizada sob forte esquema de segurança, com uso de drones, atiradores de elite, equipes antibombas e o fechamento temporário do espaço aéreo de Roma.
Ainda neste sábado, às 16h (21h em Roma), o Rosário será rezado em frente à basílica. A visitação pública ao túmulo de Francisco será aberta a partir de domingo (27).