A morte de Flamir Duarte, de 72 anos, no bairro Coqueiros, em Florianópolis, deixou cerca de 80 gatos sem cuidados. O idoso, que morava sozinho com os animais, faleceu pouco antes da Páscoa, e desde então os vizinhos se revezam para alimentar os felinos, que continuam vivendo no antigo casarão onde o tutor morava.
A vizinha Lariete Raquel Lise explica que os animais se multiplicaram ao longo do tempo, pois muitos não foram castrados. Com isso, o número cresceu de forma descontrolada. Ela estima que a manutenção dos gatos, apenas com ração, deve gerar um custo mensal em torno de R$ 2 mil.
A situação se complica porque Flamir não deixou familiares próximos que possam assumir os cuidados. Segundo Lariete, a única filha vive na Austrália e os irmãos do idoso, que também moram no bairro, já são idosos e não têm condições de assumir a responsabilidade.
A Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea) de Florianópolis afirmou que acompanha o caso e ofereceu ração, além de disponibilizar castrações para os animais que estiverem aptos. Enquanto isso, a comunidade local se mobiliza por meio de uma ONG para arrecadar doações com o objetivo de garantir a alimentação por ao menos três meses e facilitar as adoções.
Como ajudar:
Adoção:
Interessados em adotar algum dos felinos podem entrar em contato pelos telefones:
(48) 9921-4695 / (48) 9909-0119
(48) 8874-9179 / (48) 9806-1801
Doações de ração:
Entregas podem ser feitas nos endereços:
Rua Antônio José Duarte, nº 187 ou 199, bairro Coqueiros, Florianópolis.