Dois homens foram presos em flagrante na manhã desta quarta-feira (7) após uma tentativa de assalto a um ônibus da Viação Evanil, que seguia pela Avenida Brasil, na altura de Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Os criminosos, identificados como Dilson Pimenta Ramos da Silva Costa, de 18 anos, e Marcelo Barbosa de Oliveira, de 19, renderam o motorista e roubaram os passageiros, causando pânico dentro do coletivo.
Segundo testemunhas, os assaltantes surgiram no congestionamento próximo ao Shopping Via Brasil, na região de Parada de Lucas. Armados, eles exigiram que o motorista abrisse a porta do ônibus e, em seguida, iniciaram o roubo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento de tensão dentro do veículo, com passageiros tentando negociar com os criminosos e uma mulher se abrigando no chão do coletivo.
Equipes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) foram acionadas e conseguiram cercar o ônibus, efetuando a prisão dos dois homens. Com eles, a polícia recuperou nove celulares roubados e apreendeu um revólver.
O caso foi registrado na 38ª Delegacia de Polícia (Brás de Pina), onde uma cena comoveu quem acompanhava os desdobramentos.
A mãe de um dos assaltantes chegou ao local em estado de choque. Aos prantos, ela se dirigiu ao filho com palavras de tristeza e indignação. “Eu não te criei para isso. Por que você faz isso? É o presente que me deu no Dia das Mães?”, gritava, pedindo desculpas às vítimas presentes.
Em nota, a Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) lamentou o ocorrido e reforçou seu compromisso com a segurança no transporte público.
“A Semove ressalta que colabora com as autoridades de segurança em ações de prevenção e repressão e pede a ajuda de todos na identificação dos criminosos, solicitando que informações sejam encaminhadas ao Disque Denúncia”, disse o comunicado.