Uma frente fria chega a Santa Catarina a partir da madrugada desta terça-feira (20), elevando o risco de temporais, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em boa parte do Estado, enquanto municípios do Extremo Oeste estão sob alerta laranja devido ao potencial de precipitações mais severas.
Segundo a Defesa Civil, as regiões com maior probabilidade de chuva ao longo do dia são o Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Em outras áreas, os temporais devem ocorrer de forma isolada, principalmente à tarde e à noite. Os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h, com possibilidade de rajadas mais fortes nas áreas sob alerta laranja.
As cidades de Iporã do Oeste, Itapiranga, Mondaí, São João do Oeste e Tunápolis estão entre as que devem registrar volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h.
Apesar da mudança no tempo, o calor ainda persiste no Norte do Estado, onde as temperaturas podem alcançar os 30°C. Nas demais regiões, os termômetros devem registrar máximas entre 22°C e 25°C. O mar também estará agitado no Litoral Sul, com ondas de até dois metros.
Em Florianópolis, a previsão indica sol entre nuvens e possibilidade de chuva ao longo do dia. A capital catarinense, no entanto, não está incluída nos alertas emitidos pelo Inmet.
A Defesa Civil alerta para o risco de ocorrências como alagamentos pontuais, queda de galhos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.