Laguna, em Santa Catarina, enfrenta um significativo aumento na quantidade de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O município registrou 42 focos do mosquito até o momento em 2025, um aumento de 320% em comparação com os 10 focos identificados durante todo o ano de 2024.
As equipes do Programa de Combate à Dengue de Laguna mapearam os focos em diferentes bairros: 23 na Vila Vitória, 3 no Portinho, 14 no Progresso e 2 no Centro. Um dado alarmante é a identificação de 11 focos do mosquito em um único local, após uma denúncia.
Apesar do expressivo aumento no número de focos, Laguna tem, até o momento, dois casos confirmados de dengue, ambos importados. Isso significa que as pessoas contraíram a doença em outras cidades, e não no próprio município.
A prefeitura de Laguna e as equipes de saúde reforçam a importância da colaboração da população na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, para conter a proliferação do Aedes Aegypti e evitar a transmissão local da doença.