Domingo, 25 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
23/05/2025 13h53

Deka deixa o União, PT se reorganiza em Tubarão e Julio Garcia apoia Betinho: veja os destaques da coluna de Haroldo Silva, o Dura

Coluna politicando traz os destaques da semana no mundo da política
Deka deixa o União, PT se reorganiza em Tubarão e Julio Garcia apoia Betinho: veja os destaques da coluna de Haroldo Silva, o Dura

A ETERNA MARCHA

A Marcha dos Prefeitos, realizada anualmente desde 1998 em Brasília, reúne milhares de gestores municipais de todo o Brasil. Entre prefeitos, vices e autoridades políticas, dá um total de 13 mil pessoas no evento. A marcha tem como objetivo discutir pautas prioritárias para os municípios, fortalecer o movimento municipalista e buscar mais autonomia e recursos para as prefeituras junto ao governo federal. Em 2025, a Marcha chegou à sua 26ª edição com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”.  Mas, na prática, é pouco transformadora e tudo continua como dantes. Até o próximo ano.

 


CRÍTICAS À MARCHA

Para alguns parece que é turismo; para outros prefeitos, é uma oportunidade de correr os gabinetes dos parlamentares em Brasília em busca de emendas parlamentares, que hoje ultrapassam, por deputado, por baixo, o valor de 65 milhões entre emendas secretas e abertas. Alguns conseguem parte desses recursos, e a oportunidade de visitar os gabinetes é tiro certo. Já outros fazem turismo mesmo, principalmente aqueles que estão iniciando o mandato e nunca foram a Brasília. Mas ir à Marcha é sempre um aprendizado para o Executivo, disso eu não tenho dúvida. Perde quem não vai.


PEC CONTRA REELEIÇÃO (1)
Glória a Deus... Parece sonho, mas não é... É a pura realidade num país onde se inventa muito e a verdade pouco aparece. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), visa promover mudanças significativas no sistema político brasileiro.

 

A principal alteração proposta é o fim da reeleição para os cargos do Poder Executivo e Legislativo, de presidente da República à eleição de vereadores, estabelecendo um mandato único de cinco anos para esses cargos, a partir de 2034. A proposta também prevê a unificação das eleições no país, de modo que todas ocorram simultaneamente a cada cinco anos. É realidade.

 


FIM DA REELEIÇÃO NO EXECUTIVO (2)

 A proposta impede que ocupantes dos cargos de presidente, governador e prefeito se candidatem à reeleição para o mesmo cargo no período subsequente, mesmo que deixem o cargo antes do término do mandato. Essa matéria vai agora para votação em caráter de urgência no plenário do Senado. Por enquanto, tudo rema para ser aprovado. Mas, em se tratando de política, até boi voa.


POR QUE SOMENTE PARA 2034? (3)

Para implementar as mudanças, a PEC prevê um período de transição. Por exemplo, os prefeitos eleitos em 2028 terão um mandato de seis anos, e os senadores eleitos em 2030 cumprirão um mandato de nove anos, ajustando-se ao novo ciclo eleitoral unificado. Mesmo assim, é importante que isso aconteça. De tantas tentativas de mudanças de outrora, essa me parece mais viável no momento.
 

PUBLICIDADE

ENTREVISTA TUBÁ 

Depois de dois anos e meio ausente do programa Entrevista Tubá, o deputado Pepê estará neste sábado como meu convidado, sendo entrevistado na Rádio Tubá FM, a partir das 10h. Assuntos não vão faltar — e tem demais. Pepê vai falar da crise que passa seu partido no momento no Estado, bem como sobre a federação que se formou a nível nacional com o União Brasil, e também prestar contas do seu mandato até agora. Tudo isso e muito mais. Deputado Pepê Collaço na Tubá neste sábado, a partir das 10h.

 


ELE DECIDE SEMPRE

O deputado Julio Garcia ainda não oficializou qual a posição que vai estar em 2026. Será mesmo candidato a deputado federal ou busca outro espaço na eleição de 2026? As especulações dizem que sim e outros dizem que não. Como o deputado nunca fala com a imprensa do interior, salvo raras exceções, deveria vir e falar sobre o seu futuro político. O deputado tem trazido, no seu silêncio, recursos generosos para a região e principalmente para Tubarão. Por isso, deveria aparecer mais, conversar mais — uma vez que agora declarou seu apoio incondicional ao ex-prefeito Betinho como seu candidato a deputado estadual na eleição de 2026. Se ele dix, tá dito.


CRISES EM CRISES 

União Brasil de Tubarão, sob o comando do vereador Marconi, está em crise outra vez. A novela se repete. Pela terceira vez em dois anos, problemas à vista. Deka May vai deixar o partido, não tem volta. Duas lideranças que foram candidatos a vereador na última eleição seguiram o mesmo caminho, todos migrando até agora para o MDB — menos Deka, que ainda não decidiu para onde vai. Convite do próprio MDB já foi feito. Deka poderá ser candidato a deputado federal, talvez pelo MDB — é o prometido. O querido está com o pé que nem um leque para cair no trecho. Será que dessa vez vem? Hum!
 

PUBLICIDADE

MUDANÇA NO PT TUBARÃO

O PT de Tubarão, em reunião no último domingo à noite, também já sabe quem será a futura presidente do partido. Será a suplente de vereadora, advogada Stael Stüpp. A escolha foi de comum acordo com o vereador e atual presidente Mateus Madeira e demais lideranças do partido. Já no Estado, o PT terá cinco candidatos à presidência, já que o presidente atual Décio Lima não vai à reeleição e deverá vir como candidato a senador pelo PT no ano que vem, a pedido do presidente Lula. Mudanças à vista.


NOMES DO PT EM 2026

Falando do PT, nomes de candidatos já apontam para as eleições do ano que vem. Fala-se muito que o vereador Matheus Madeira, eleito vereador na última eleição, poderá sair como candidato a deputado estadual, e Maristela Francisco, candidata a deputada federal, fazendo assim uma dobradinha na Amurel. Toda essa conversa está sendo articulada, mas o martelo ainda precisa ser batido.
 


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.