O deputado Marcius Machado (PL) protagonizou um momento, no mínimo, curioso durante uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), esta semana, em Alfredo Wagner, na Serra Catarinense.
No fim do encontro, que discutia políticas de proteção animal, Marcius interrompeu o protocolo e sugeriu que todos fizessem um “uivo coletivo” — uma forma, segundo ele, de homenagear os cachorros.
Assista:
“Encarnem um cachorro”, pediu o parlamentar, orientando os participantes a fecharem os olhos, imaginarem uma noite de lua cheia e, em seguida, soltarem um uivo.
"Vamos uivar juntos", pediu o deputado. Alguns até entraram na brincadeira; é possível ver no vídeo os olhares trocados e sorrisos constrangidos.
O deputado explicou que usa esse tipo de dinâmica em cursos de oratória, com o objetivo de criar conexão simbólica com a causa animal e descontrair o ambiente.
Apesar do momento inusitado, a audiência tratou de pautas importantes, como campanhas de castração, denúncias de maus-tratos e o fortalecimento de políticas públicas para proteção dos animais na região.