O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a usar suas redes sociais para defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), criticando o que chamou de “perseguição política” por parte do governo brasileiro. A publicação foi feita nesta segunda-feira (7), na plataforma Truth Social.
Trump afirmou que Bolsonaro está sendo alvo de “caça às bruxas”, e que o ex-presidente brasileiro não deveria enfrentar processos judiciais, mas sim ser julgado apenas nas urnas. “Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu.
O republicano também destacou que o Brasil não aceitaria a forma como Bolsonaro e sua família estão sendo tratados, garantindo que continuará acompanhando o caso de perto. “O único julgamento que deveria acontecer é o julgamento pelos eleitores do Brasil — isso se chama eleição. Deixem Bolsonaro em paz!”, disse Trump.
A manifestação ocorre no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) avança em investigações envolvendo Bolsonaro, incluindo denúncias relacionadas à tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Além disso, o ex-presidente foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Trump também comparou a situação de Bolsonaro aos seus próprios embates judiciais nos Estados Unidos. “Isso aconteceu comigo, vezes 10”, afirmou, em referência aos processos que enfrenta em seu país.