Quarta, 16 de julho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
08/07/2025 10h42

SC enfrenta ‘pingue-pongue’ térmico com variação de mais de 20°C entre manhãs e tardes

A presença de uma massa de ar seco e frio inibe a formação de nuvens, favorecendo dias ensolarados e resfriamento acentuado à noite; Defesa Civil alerta para cuidados com a elevada amplitude térmica
SC enfrenta ‘pingue-pongue’ térmico com variação de mais de 20°C entre manhãs e tardes

Santa Catarina vivencia uma semana marcada por uma grande variação térmica, com uma diferença superior a 20°C entre as madrugadas e as tardes. Durante a madrugada, as temperaturas podem cair para próximos de 0°C, enquanto à tarde, os termômetros podem ultrapassar os 24°C, gerando um efeito de “pingue-pongue” térmico.

 

Essa oscilação é causada por uma massa de ar seco e frio que mantém o tempo firme e ensolarado, o que inibe a formação de nuvens e favorece o resfriamento intenso à noite e o aquecimento rápido durante o dia. Este fenômeno, conhecido como amplitude térmica, deve persistir até sexta-feira, 11, sem previsão de chuva para o estado.

PUBLICIDADE

A temperatura no Planalto e Meio-Oeste, nas primeiras horas da manhã, pode registrar entre 0°C e 8°C, enquanto as tardes se aquecem rapidamente, chegando a 22°C a 25°C no Vale do Itajaí, Oeste e Litoral Norte. Na quarta-feira (9), a nebulosidade deve aumentar em algumas áreas do estado, como no Planalto Norte e Baixo Vale do Itajaí, mas o tempo continuará seco. As regiões serranas e litorâneas do Sul terão máximas que não devem ultrapassar os 15°C. Quinta e sexta-feira, as temperaturas vão gradualmente subir durante o dia, com máximas em torno de 25°C no Oeste e no Litoral Sul, enquanto nas madrugadas, o frio continuará persistente, com mínimas próximas a 5°C nas áreas mais altas.

PUBLICIDADE

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para os impactos da variação brusca de temperatura na saúde, com a combinação do frio nas primeiras horas do dia e o calor das tardes afetando a imunidade, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares. As recomendações incluem o uso de roupas em camadas, a aplicação de protetor solar e a hidratação constante. A população também deve redobrar os cuidados com os pets, que também são sensíveis às mudanças de temperatura.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.