O governo de Santa Catarina anunciou que todas as 1.038 escolas estaduais receberão câmeras de videomonitoramento e sensores de movimento como parte de um plano para reforçar a segurança nas unidades de ensino. A expectativa é que a instalação seja concluída até o fim do mandato de Jorginho Mello, em 2026.
Além da ampliação do monitoramento, o governador informou que pretende instalar aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula até o próximo verão, garantindo mais conforto para alunos e professores durante o período de altas temperaturas.
Veja o víeo:
Atualmente, a segurança nas escolas conta com vigias terceirizados, policiais do programa Escola Mais Segura e o apoio da Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar. Com a nova etapa do projeto, quase 12 mil câmeras serão instaladas em todas as regiões do estado, além de 21,3 mil sensores de movimento.
O projeto inclui ainda o “Cidade Mais Segura”, que prevê a instalação de câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos e de grande circulação, capazes de identificar pessoas com mandados de prisão em aberto e outros riscos potenciais. Essa tecnologia já foi utilizada em grandes eventos, como o Carnaval de Florianópolis e a Festa do Pinhão, em Lages, com resultados considerados positivos pelo governo.
As novas câmeras terão alta definição, LED infravermelho para locais com pouca luz e integração com sistemas de inteligência artificial, permitindo identificar movimentos suspeitos, objetos específicos e reduzindo falsos alertas.