O primeiro sobrevoo da temporada 2025 de monitoramento de baleias-francas no litoral sul de Santa Catarina identificou cerca de 85 animais, incluindo 38 fêmeas acompanhadas de filhotes, 8 adultos e 1 subadulto.
A observação foi realizada nesta sexta-feira (11) por meio de um helicóptero, como parte do Programa de Monitoramento das Baleias-Francas da SCPAR Porto de Imbituba, com apoio do ProFRANCA/Instituto Australis, da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental e do Porto de Imbituba.
A varredura contemplava toda a extensão da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que vai de Florianópolis a Balneário Rincão, mas precisou ser interrompida na altura de Balneário Arroio Corrente, por causa do forte nevoeiro marítimo. Ainda assim, as equipes identificaram 21 fêmeas com filhotes e 5 adultos apenas na região de Imbituba, entre as praias do Rosa e Itapirubá Norte.
A maior concentração foi registrada na praia de Ibiraquera. Em Garopaba, a praia do Siriú apresentou o maior número de grupos, onde foi avistado, inclusive, um filhote semi albino.