Após mais de nove anos de serviço em operações de busca e resgate, a cadela Zaara se despediu das missões oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Labrador treinada desde os três meses de idade, ela agora entra para a aposentadoria, ao lado do sargento Carlos Alexandre de Souza, seu condutor desde o início da carreira, em Brusque.
Zaara participou de importantes operações de resgate em todo o país, como no desastre de Brumadinho (MG), nas chuvas em Petrópolis (RJ), nas enchentes em Pernambuco e em três missões no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, atuou durante o ciclone bomba em Presidente Getúlio e Rodeio. Ela também foi a primeira cadela da segurança pública brasileira autorizada a embarcar em voos comerciais durante missões de trabalho.
Mesmo aposentada, Zaara seguirá em atividade: deve atuar em projetos sociais e em ações de Terapia Assistida por Animais. A cadela, que pertence a uma linhagem de cães resgatistas, também já foi notícia após ser picada por uma cobra durante buscas por uma idosa em Campo Alegre. Ela se recuperou após receber o soro antiofídico.